• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-12042023-122553
Documento
Autor
Nome completo
Caio Conti Milan
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Sulpicio, Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti (Presidente)
Barsalini, Leandro
Costa, Fabiano Araujo
Título em português
Toninho Pinheiro: estudo interpretativo do primeiro álbum do grupo Som/3
Palavras-chave em português
Bateria
Música Popular
Samba
Som/3
Teoria das Músicas Audiotáteis
Toninho Pinheiro
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo investigar as questões interpretativas do baterista Toninho Pinheiro em sua atuação no primeiro álbum do grupo Som/3, lançado em 1966. Apresentamos uma biografia com as origens e carreira do músico, com destaque ao período em que esteve como integrante do grupo Som/3. Revelamos as matrizes estilísticas do samba na bateria, utilizadas por Pinheiro, tendo como base teórica a tese de Leandro Barsalini e os modos de execução da bateria no samba. Revelamos também o balanço do baterista, com uma análise microestrutural, apoiado pela Teoria das Músicas Audiotáteis desenvolvida inicialmente pelo musicólogo italiano Vincenzo Caporaletti. Assim, esperamos contribuir para o entendimento sobre as questões interpretativas de um dos pilares da bateria brasileira.
Título em inglês
Toninho Pinheiro: interpretive study of the first album of the group Som/3
Palavras-chave em inglês
Drums
Popular Music
Samba
Som/3
Theory of Audiotactile Music
Toninho Pinheiro
Resumo em inglês
This work aims to investigate the interpretative issues of drummer Toninho Pinheiro in his performance in the first album of the group Som/3, released in 1966. We present a biography with the origins and career of the musician, highlighting the period in which he was a member of the group Som/3. We reveal the stylistic matrices of samba in the drums, used by Pinheiro, having as theoretical basis the thesis of Leandro Barsalini and the ways of performing the drums in samba. We also reveal the drummer's swing, with a microstructural analysis, supported by the Theory of Audiotactile Music (TAM) initially developed by the Italian musicologist Vincenzo Caporaletti. Thus, we hope to contribute to the understanding of the interpretative issues of one of the pillars of the Brazilian drums.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-04-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.