• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-12022020-102135
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Assis Barbosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Mannis, José Augusto
Wanderley, Marcelo Mortensen
Título em português
Masterização e dispositivos portáteis: reflexões sobre a otimização de áudio para a escuta móvel privada
Palavras-chave em português
Escuta
Masterização de áudio
Mediação
Música
Resumo em português
Esta pesquisa trata das relações entre a masterização do áudio, última etapa de produção de um fonograma antes de sua replicação ou distribuição, e a escuta móvel privada, ou seja, a escuta por meio de fones de ouvido em dispositivos portáteis. O primeiro capítulo apresenta as origens da masterização e os problemas e desafios surgidos com a digitalização da música, resultando na "guerra de volumes", e com a virtualização do fonograma, mudando paradigmas da masterização, com a compactação do áudio e os sistemas de normalização de intensidade. Um estudo de caso de uma música masterizada diversas vezes ilustra as tendências técnicas e estéticas da masterização ao longo de cinco décadas. O Capítulo 2 discorre sobre o discurso da alta-fidelidade e a proposta divergente dos dispositivos portáteis. Uma análise da cultura de escuta por meio de fones de ouvido localiza esse dispositivo como peça determinante na escuta privada. Também é realizada uma reflexão sobre as situações de escuta baseadas no uso dos dispositivos portáteis, e sobre o encontro das ideias de alta-fidelidade e alta-conveniência, propondo-se como o conceito de masterização contextual pode contribuir com a personalização do áudio para o usuário. O Capítulo 3 consiste na apresentação de exercícios de masterização, ilustrando os processamentos de áudio e situações de escuta discutidas nos capítulos anteriores.
Título em inglês
Audio mastering and portable devices: thoughts on audio optimization for private mobile listening
Palavras-chave em inglês
Audio mastering
Listening
Mediation
Music
Resumo em inglês
This research addresses the relationship between audio mastering, the last step in audio production process before replication or distribution, and private mobile listening, that is, music listening through headphones in portable devices. The first chapter introduces the origins of audio mastering and the problems and challenges that have arisen with the digitization of music, resulting in the "loudness wars", and phonogram virtualization, changing audio mastering paradigms with audio compression and loudness normalization systems. A case study of music mastered several times illustrates the aesthetic trends of audio mastering over five decades. Chapter 2 discusses the discourse of high-fidelity and the divergent proposal of portable devices. An analysis of the listening culture through headphones finds the device as a key player in the listening privatization, followed by an analysis of listening situations based on the use of portable devices, and the meeting of high-fidelity and high-convenience ideas, in which contextual mastering can contribute to the customization of audio for the user. Chapter 3 consists of mastering exercises, illustrating the audio processing and listening situations discussed in previous chapters.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-02-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.