• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12012023-164614
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Azevedo Sollero
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Costa, Rogério Luiz Moraes (Presidente)
Almeida, Veronica Fabrini Machado de
Borgo, David Garcia
Fridman, Ana Luisa
Velardi, Marilia
Título em português
Práticas de construção de um músico improvisador
Palavras-chave em português
Improvisação musical
Música
Processo criativo
Resumo em português
Esta tese é um dos resultados de uma pesquisa de doutorado radicalmente qualitativa em improvisação musical realizada na Universidade de São Paulo. No percurso de documentação do meu processo criativo e minhas práticas, esbarro em assuntos como subjetivação, branquitude na música, construção de instrumentos e processos de gravação e documentação de improvisação musical. O formato em sessões que podem ser lidas em qualquer ordem remete à não-linearidade, comum na música improvisada, e ao sítio digital no qual o material da pesquisa estará disponível junto com os exemplos de som e vídeo. Neste processo de criação e registro ressoam ideias de Gilles Deleuze e Felix Guattari, principalmente em relação a rizomas, linhas de fuga, repetição, serialização e (des)estratificação. A noção de cuidado de si, descrita por Michel Foucault, inspira a organização das práticas que adotei no meu processo e apliquei em campos nas universidades USP, UFC, UECE, UFSB e UCSD, com financiamento parcial do programa Fulbright.
Título em inglês
Practices of creation of an improvising musician
Palavras-chave em inglês
Creative process
Music
Musical improvisation
Resumo em inglês
This thesis is one of the results of a radically qualitative doctoral research in musical improvisation, carried out at the University of São Paulo. In the path of documenting, I run into topics such as subjectification, whiteness in music, construction of instruments and processes of recording and documenting musical improvisation. The format that includes sessions which can be read in any order points to non-linearity, common to improvisation, and to the website where all the sound and video examples will be made available. In this process of creation and documentation, we find influences of Gilles Deleuze and Felix Guattari, especially in regards to rizomes, lines of flight, repetition, serialization and (de)stratification. The notion of care of the self, as presented by Michel Foucault inspires the organization of practices adopted in this process and applied in the fields at USP, UFC, UECE, UFSB and UCSD, partially funded by the Fulbright program.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.