• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-11012023-170614
Documento
Autor
Nome completo
Haggeo Alfonso Mora Pedreros
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Tokeshi, Eliane (Presidente)
Biaggi, Emerson Luiz de
Duarte, Mabio Rocha
Título em português
Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.
Palavras-chave em português
Jorge Risi
Paul Rolland
Programa de ensino coletivo de violino
Shinichi Suzuki
Violino
Resumo em português
Esta dissertação tem o intuito de apresentar uma proposta de programa de ensino coletivo de violino. Como subsídio para essa criação, a pesquisa analisou e comparou as propostas dos pedagogos Suzuki, Rolland e Risi, focando nos aspectos técnicos de equilíbrio corporal, posicionamento do violino, empunhadura de arco e senso rítmico. A proposta pedagógica sintetiza qualidades das metodologias estudadas na forma de um caminho didático orientado ao primeiro ano de contato do aluno com o instrumento. Este caminho, embasado no conceito de um currículo flexível, é assentado em temas como equilíbrio corporal, de importante destaque neste trabalho, particularidades do processo de aprendizagem motora desde um ponto de vista prático, racionalização dos processos biomecânicos e adequação do programa de ensino às particularidades culturais do Brasil, ilustrado por músicas do folclore brasileiro. Este programa de ensino coletivo de violino é direcionado ao início do aprendizado e conduz ao ensino individual em um momento posterior.
Título em inglês
Analysis of the Rolland, Suzuki and Risi methodologies: proposal for application in a collective violin teaching program
Palavras-chave em inglês
Collective violin teaching
Jorge Risi
Paul Rolland
Shinichi Suzuki
Violin
Resumo em inglês
This dissertation aims to present a proposal for a collective violin teaching program. As a subsidy for this creation, the research analyzed and compared the proposals of the pedagogues Suzuki, Rolland and Risi, focusing on the technical aspects of body balance, violin positioning, bow grip and rhythmic sense. The pedagogical proposal synthesizes qualities of the methodologies studied in the form of a didactic path oriented to the student's first year of contact with the instrument. This path, based on the concept of a flexible curriculum, is based on themes such as body balance, which has great importance in this work, particularities of the motor learning process from a practical point of view, rationalization of biomechanical processes and adaptation of the teaching program to the Brazilian cultural particularities, illustrated by songs from Brazilian folklore. This collective violin teaching program is aimed at early learning and leads to individual teaching at a later time.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.