• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-11012023-145109
Documento
Autor
Nombre completo
Giovanna Lelis Airoldi Franzoni Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Mello Filho, Silvio Ferraz (Presidente)
Ficagna, Alexandre Remuzzi
Rosseti, Danilo Augusto de Albuquerque
Título en portugués
Imagens e música: estudo conceitual e invenções musicais
Palabras clave en portugués
Criação musical
Música e imagem
Música experimental
Pesquisa artística
Resumen en portugués
Ao termo imagem são atribuídos múltiplos significados: além de sua usual associação ao campo do visível, também é usado para designar metáforas, aparições, projeções mentais, representações, ícones, sonhos, figuras musicais, dentre tantas outras coisas. Esta pesquisa busca compreender o que é a imagem e como ela se agencia com a criação musical. A investigação se deu por dois caminhos paralelos e complementares: de um lado, a partir de estudo filosófico focado no conceito de imagem de Henri Bergson, e no ciclo inventivo das imagens de Gilbert Simondon - retomados a partir de Gilles Deleuze e cujos atravessamentos com a criação artística são encontrados em Anne Sauvagnargues. Do outro lado, através da realização de processos criativos colaborativos, experimentais e intermídia em que imagens mentais, visuais, sonoras e táteis são exploradas como operadores da criação musical. Em um ciclo de retroalimentação entre teoria e prática, a metodologia deste trabalho está situada na pesquisa artística, sendo as questões que emergem dos processos criativos as norteadoras do estudo teórico e de novas experimentações musicais. Na primeira camada da dissertação, encontra-se uma leitura crítica dos conceitos filosóficos trabalhados; na segunda, os relatos e análises de seis processos criativos realizados entre 2020 e 2021.
Título en inglés
Images and music: conceptual study and musical inventions
Palabras clave en inglés
Artistic research
Experimental music
Music and image
Music creation
Resumen en inglés
The term image has multiple meanings: besides its usual association to what is visible, it is also used to designate metaphors, apparitions, mental projections, representations, icons, dreams, musical figures, among many other things. This research seeks to understand what the image is and how it interacts with musical creation. The investigation took two parallel and complementary paths: on one hand, through a philosophical study focused on Henri Bergson's concept of image, and Gilbert Simondon's inventive cycle of images - revisited by Gilles Deleuze and whose crossings with artistic creation are found in Anne Sauvagnargues. On the other side, through the realization of collaborative, experimental and intermedia creative processes in which mental, visual, sound and tactile images are explored as operators of musical creation. In a cycle of feedback between theory and practice, the methodology of this work is situated in artistic research, while the questions that emerge from the creative processes are the ones that guide the theoretical study and further musical experimentations. In the first layer of the thesis, there is a critical reading of the philosophical concepts studied; in the second, the reports and analysis of six creative processes carried out between 2020 and 2021.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.