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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-10032021-224004
Document
Auteur
Nom complet
Walter Pellici Rodrigues
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Ramos, Marco Antonio da Silva (Président)
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira de
Titre en portugais
O ouvido harmônico e sua contribuição para o aprendizado e a performance coral: um experimento junto ao Coral Escola Comunicantus e ao Coral da ECA-USP
Mots-clés en portugais
Aprendizagem harmônica
Arranjo coral
Conceito e Noção em Música e Matemática
Desenvolvimento da escuta harmônica do coralista
Exercícios harmônicos
Inteligência auditiva
Ouvido harmônico do coralista
Performance coral
Resumé en portugais
Esta dissertação tem como objetivo central a análise reflexiva sobre o desenvolvimento do ouvido harmônico e sua contribuição para o aprendizado e a performance coral a partir da pesquisa bibliográfica, da abordagem crítica de aplicação de conceitos, do embasamento e comparação teórica, da discussão de estratégias de ensaio e ensino e da análise de obras corais. A pesquisa e a atuação prática foram realizadas com o Coral da ECA-USP, formado por estudantes matriculados no conjunto de disciplinas multisseriadas Canto Coral I a XII que proporcionam o caminhar lado a lado das atividades artísticas e do ensino formal e estruturado. O coro é formado, portanto, por estudantes com conhecimento musical e integra o Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O pensamento metodológico deste trabalho está apoiado sobre um tripé composto por autores de dentro e fora da área musical, cujos olhares pedagógicos se entrelaçam num sentido de complementaridade teórica e aplicabilidade prática: Zoltan Dienes (1972) e a análise comparativa das etapas de aprendizagem matemática à aprendizagem harmônica; Paulo Rubens Moraes Costa (2005) e o processo de diagnose coral na aprendizagem dos conteúdos harmônicos e, finalmente, a visão do educador musical Edgar Willems (1990) sobre os modos de escuta sensível, sensorial e mental, e como se relacionam a inteligência auditiva e a escuta coral. Sobre a dupla função do regente - educativa e performática - por nós tomadas como indissociáveis, foram desenvolvidos dois arranjos corais e exercícios harmônicos como ferramentas de auxílio para solução de problemas de compreensão de escuta harmônica gerais e específicos do repertório trabalhado. No primeiro capítulo aprofundamos o pensamento sobre os processos de desenvolvimento do ouvido harmônico no Coral Escola Comunicantus (coro formado por cantores amadores) na ocasião do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Música do autor deste trabalho. Apresentamos aqui os principais conteúdos harmônicos trabalhados nos exercícios propostos e a análise musical da obra O how amiable are thy dwellings de John Rutter como pontos de contato entre a aprendizagem harmônica e a construção da performance. No segundo capítulo discutimos sobre o tripé metodológico supracitado e também sobre a relação entre ouvido harmônico e performance coral com base nos pensamentos dos autores Antonio Carrasqueira, Elaine Goodman, John Rink, Marco Antonio da Silva Ramos, William Rothstein e Zélia Chueke. Seguimos no capítulo 2 traçando um paralelo entre os trabalhos com os dois perfis corais, a partir da análise comparativa das estratégias práticas de ensaio e ensino e ainda das definições de conceito e noção, memória e percepção harmônica. No terceiro capítulo apresentamos os arranjos das canções Garota de Ipanema - de Tom Jobim e Vinícius de Moraes - e Beatriz - de Edu Lobo e Chico Buarque - explicitando os seus processos do ponto de vista criativo, analítico e interpretativo. No quarto capítulo apresentamos os exercícios harmônicos propostos ao Coral da ECA-USP como ferramentas facilitadoras para a compreensão e conscientização dos conceitos focados.
Titre en anglais
The harmonic ear training and its contribution for choir educational and performance: an experiment with the Coral Escola Comunicantus and the Coral da ECA-USP
Mots-clés en anglais
Choir arrangement
Choir performance
Chorister's harmonic ear training
Chorister's harmonic listening development
Concept and Idea in Music and Mathematics
Harmonic exercises
Harmonic learning
Musical intelligence
Resumé en anglais
This dissertation aims at the reflexive analysis over the development of the harmonic ear training and its contribution for choir educational and performance purposes based on the bibliographic research, the critical approach of the concepts application, the theoretical background and comparison, the discussion of educational and rehearsal strategies and the analysis of choir pieces. The research and the practice were developed with ECA-USP's Choir composed of students enrolled in any of the multigrade classes Choir Singing I to XII allowing to explore side by side both the artistic activities and the formal structured education. Therefore, the choir is composed of undergraduate students with musical knowledge and it is part of the Comunicantus' Choir Laboratory (Comunicantus: Laboratório Coral) from the Music Department of the Communication and Arts School of São Paulo University (CMU-ECA-USP). The methodology concept of this study is based on a tripod perception of authors either related or not to musical context, whose pedagogical perspectives are interwoven toward the theoretical complementarity and practice application: Zoltan Dienes (1972) and the comparative analysis between the stages of learning of mathematics and the harmonic learning; Paulo Rubens Moraes Costa (2005) and the process of choral diagnosis on the educational process of harmonic learning; and the music pedagogue Edgar Willems' (1990) approach to sensitive, sensorial and mental listening, and how musical intelligence and choir listening are related. Concerning the double function of conductors - educational and performatic - what we consider indivisible concepts, two choir arrangements and harmonic exercises were developed as auxiliary tools to help overcoming issues related to specific and general harmonic listening observed in the discussed repertoire. In the first chapter we probe some perceptions over the development processes of the harmonic ear training of Coral Escola Comunicantus (a choir composed of amateur singers) previously assessed by the author of this study in his graduation thesis for the conclusion of the Music Education course. The main harmonic contents developed in the proposed exercises and the musical analysis of O how amiable are thy dwellings by John Rutter as connections between harmony learning and the process of building a performance are presented here. In the second chapter we discuss the methodology tripod above mentioned and the relation between harmonic ear training and choir performance based on the authors Antonio Carrasqueira, Elaine Goodman, John Rink, Marco Antonio da Silva Ramos, William Rothstein and Zélia Chueke. It also shows a parallel between the studies involving the two profile of singers of these choirs based on the comparative analysis of practical rehearsal and teaching strategies and the definitions of concept, idea, memory, and harmonic ear training. The third chapter presents the arrangements of the songs Garota de Ipanema - by Tom Jobim and Vinícius de Moraes - and Beatriz - by Edu Lobo and Chico Buarque - with the processes from creative, analytical, and interpretative points of views. In the fourth chapter we find the harmonic exercises proposed to ECA-USP's Choir as facilitating tools to the comprehension and awareness of the target concepts.
 
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Date de Publication
2021-03-10
 
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