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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-10032021-221536
Documento
Autor
Nombre completo
Vana Bock de Biaggi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Suetholz, Robert John (Presidente)
Aquino, Felipe José Avellar de
Pilger, Hugo Vargas
Título en portugués
Desafios musicais: caminhos trilhados por violoncelistas profissionais na construção de suas performances
Palabras clave en portugués
Performance Musical
Prática Instrumental
Processos criativos
Qigong
Saúde do Músico
Violoncelo
Resumen en portugués
Este trabalho teve como objetivo investigar a preparação para a performance musical de violoncelistas profissionais, pesquisando possibilidades de estratégias de estudo que possam gerar maior autonomia e criatividade na solução dos desafios técnicos e musicais que o repertório exige. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica sobre processos criativos na preparação para a performance musical, foram abordados o trabalho literário, pedagógico e acadêmico de violoncelistas que refletem sobre a prática no instrumento de forma inovadora. Neste sentido, discutiu-se a busca da experiência do Fluxo e da plenitude na performance musical. Refletiu-se também sobre a necessidade dos cuidados e manutenção da saúde física, mental e emocional no cotidiano profissional. Para atingir esses objetivos, realizou-se um levantamento de práticas que vêm sendo utilizadas por músicos, paralelamente ao estudo do instrumento. Motivada pela experiência pessoal, aprofundou-se em uma reflexão sobre a prática do Qigong, elaborando-se breve histórico e pesquisa bibliográfica sobre essa arte milenar chinesa, estabelecendo relações e influências no campo da prática instrumental em geral e do violoncelo, especificamente. Finalmente, realizou-se pesquisa de campo que incluiu coleta e análise de dados a partir de um questionário respondido por 42 violoncelistas profissionais, do Brasil e do exterior. Utilizou-se a pesquisa quali-quantitativa, como metodologia de análise de dados. Foram abordadas as seguintes temáticas: o estudo do instrumento na vida profissional; estratégias de estudo utilizadas para lidar com dificuldades técnico-musicais de repertórios novos ou desafiadores; estratégias sem o uso do instrumento; principais sintomas de ansiedade de performance e estratégias de enfrentamento dos mesmos; atividades praticadas paralelamente ao estudo do instrumento, em busca de maior bem-estar físico, mental e emocional; e, por fim, influência dessas práticas no processo de preparação da performance musical. Nas considerações finais, estabeleceu-se as relações entre a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, apontando caminhos que podem inspirar estudantes, professores e outros violoncelistas profissionais.
Título en inglés
Musical Challenges: paths taken by professional cellists in the construction of their performances
Palabras clave en inglés
Cello
Creative processes
Instrumental practice
Musical performance
Musician´s health
Qigong
Resumen en inglés
This work aims to investigate the preparation for musical performance of professional cellists, researching possibilities for study strategies that can generate greater autonomy and creativity in solving the technical and musical challenges that the repertoire requires. Therefore, in addition to bibliographical research on creative processes in the preparation of musical performance, the literary, pedagogical and academic work of cellists who reflect on the instrument's practice in an innovative way were approached. The search for the experience of Flow and fullness in musical performance was discussed. The author reflected on the need for care and maintenance of physical, mental and emotional health in daily professional life. To achieve these objectives, a panorama of practices that have been used by musicians was looked at, in parallel with the study of the instrument. Motivated by the personal experience of the author, the practice of Qigong was examined, offering a brief history and bibliographic research on this ancient Chinese art, establishing relationships and influences in the field of instrumental practice in general and the cello, specifically. Finally, a field survey included data collection and analysis from a questionnaire answered by 42 professional cellists, from Brazil and abroad. Quali-quantitative research was used as a data analysis methodology. The following topics were addressed: the study of the instrument in professional life; study strategies used to deal with technical-musical difficulties in new or challenging repertoires; strategies without the use of the instrument; main symptoms of performance anxiety and coping strategies; activities carried out in parallel with the study of the instrument, in search of greater physical, mental and emotional well-being; and the influence of these practices in the process of preparing a musical performance. In the final considerations, the author sought to establish relationships between bibliographic research and field research, pointing out ways that may inspire students, teachers and other professional cellists.
 
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Fecha de Publicación
2021-03-10
 
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