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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-10032021-012622
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Hermés Mondoni Moreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Valente, Heloísa de Araújo Duarte (Presidente)
Côrtes, Dennis Novaes Saldanha
Lima, José Guilherme Allen
Título em português
Olha o beat envolvente: construção da batida e crueza na sonoridade de três produções de funk no eixo Rio-São Paulo-Minas
Palavras-chave em português
Análise
Crueza
EDM
Funk
Lo-fi
Resumo em português
Este trabalho aborda os processos de construção da batida de três produções de funk elaboradas no eixo Rio-São Paulo-Minas, bem como suas relações com a composição da sonoridade sob o viés da estética lo-fi. Para tanto, investigou-se os conceitos relacionados à fidelidade sonora a fim de compreender do que se trata essa estética e os objetos musicais característicos desta, os efeitos lo-fi, a partir dos estudos de Adam Harper. Além de contextualizar a produção musical do funk, contemplando tanto a cena musical antecessora à sua produção fonográfica, como também a posterior a esta, o presente trabalho pretende identificar, a partir das investigações da sonoridade, contextualizações históricas e entrevistas realizadas com os produtores das três músicas escolhidas para estudo, o conceito de crueza na sonoridade do eixo estudado. Para maior detalhamento e profundidade - seguindo parte da metodologia estabelecida por Facina, Moutinho, Novaes e Palombini - foram efetuadas análises musicais dessas três produções do eixo com base na realização de transcrições em notação musical tradicional, geração de espectrogramas e percepção a partir da escuta.
Título em inglês
Check this catchy beat out: the beat construction process and sound rawness of three funk productions within the Rio-São Paulo-Minas axis
Palavras-chave em inglês
Analysis
EDM
Funk
Lo-fi
Rawness
Resumo em inglês
This study examines the compositional processes involved in three funk productions elaborated inside the axis Rio-São Paulo-Minas, as well as their relations with the sonority composition under the point of view of the lo-fi aesthetics. For that, we investigated the concepts related to sound fidelity in order to understand in what consists this aesthetics and the musical objects that are characteristic of it, the lo-fi effects, based upon the studies of Adam Harper. In addition to contextualizing the funk's musical production, contemplating both the music scene predecessor to its phonographic production, as well as the one after this, the present work intends to identify, based upon sound investigations, historical contextualizations and interviews with the producers of the three songs chosen for study, the concept of sound "rawness" of the studied axis. For greater detail and depth - following part of the methodology established by Facina, Moutinho, Novaes and Palombini - musical analysis of these three productions of the axis were carried out based upon the process of transcription in traditional musical notation, generation of spectrograms and perception by listening.
 
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Data de Publicação
2021-03-10
 
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