• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-10022022-123743
Documento
Autor
Nome completo
Adriano Del Mastro Contó
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Jardim, Gilmar Roberto (Presidente)
Ishisaki, Bruno Yukio Meireles
Maia, Igor Leao
Mello Filho, Silvio Ferraz
Penha, Gustavo Rodrigues
Título em português
Investigações sobre polirritmias no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de Stravinsky
Palavras-chave em português
interpretação
modernismo
música do séc. XX
polimetricidade
polirritmia
regência
ritmo
Stravinsky
Resumo em português
Esta pesquisa propõe um estudo sobre o tempo musical no início do séc. XX, suas estruturas métrica e rítmica e as implicações nas questões interpretativas com foco no gestual da regência. Nesse período, a escrita musical já não atendia satisfatoriamente a intenção dos compositores, já que as ideias musicais foram se ampliando e a notação tradicional já não era capaz de transmiti-las em sua totalidade. A investigação histórica apresentada é fundamentada em conceitos de música moderna, tradições inventadas e racionalização das esferas. As investigações analíticas revelam uma possibilidade de ampliação dos padrões gestuais de regência que visa acompanhar o desenvolvimento e a evolução rítmica presentes nas composições do séc. XX e tem suporte em Meier e Scherchen. Detectamos que o modelo rítmico presente nas composições até esse século foi construído sobre uma métrica fixa em que as fórmulas de compasso determinavam a organização rítmica cíclica, cujos acentos respeitavam uma estrutura hierárquica preestabelecida, precisa e funcional. A partir de 1900, essa hierarquia rítmica foi sendo desconstruída, e a sua significação, ampliada. Para conduzir este trabalho, foram apresentados trechos do repertório musical do séc. XX que nos permitiram uma reflexão sobre essas questões. Ainda foram investigados trechos de obras do repertório sinfônico de Igor Stravinsky como A História do Soldado, Sagração da Primavera e Petrouchka, entre outras da época com características rítmicas em que acentuações de frases e expressões rítmicas que possibilitam interpretações diversas a serem elucidadas pelo regente moderno. Nossa investigação amplia a visão do regente em obras a partir do séc. XX especificamente na interpretação de polirritimias.
Título em inglês
Investigations into polyrhythmias in the century XX: interpretative considerations and implications for conducting in Stravinsky's works.
Palavras-chave em inglês
20th century music
conducting
interpretation
modernism
music
polymetricity
polyrhythms
rhythm
Stravinsky
Resumo em inglês
This research proposes a study about the musical time in the beginning of the century. XX, its metric and rhythmic structures and the implications for interpretive issues with a focus on conducting gestures. During this period, musical writing no longer satisfactorily met the composers' intention, as musical ideas were expanded and traditional notation was no longer capable of transmitting them in their entirety. The historical investigation presented is based on concepts of modern music, invented traditions and rationalization of spheres. Analytical investigations reveal the possibility of expanding the gestural patterns of conducting that aims to follow the development and rhythmic evolution present in the compositions of the century. XX and is supported by Meier and Scherchen. We detected that the rhythmic model present in the compositions until that century was built on a fixed meter in which the time signatures determined the cyclic rhythmic organization, whose accents respected a pre-established, precise and functional hierarchical structure. From 1900 onwards, this rhythmic hierarchy was deconstructed and its meaning expanded. To conduct this work, excerpts from the 20th century musical repertoire were presented. XX that allowed us to reflect on these issues. Excerpts from works from Igor Stravinsky's symphonic repertoire were also investigated, such as A História do Soldado, Rite of Spring and Petrouchka, among others of the time with rhythmic characteristics in which accentuations of phrases and rhythmic expressions that allow different interpretations to be elucidated by the modern conductor. Our investigation expands the conductor's vision in works from the century. XX specifically in the interpretation of polyrhythmias.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-02-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.