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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-10012023-154515
Document
Auteur
Nom complet
Diego Muniz Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Ballestero, Luiz Ricardo Basso (Président)
Fernandes, Angelo José
Molinari, Paula Maria Aristides de Oliveira
Titre en portugais
Ave Maria e Regina Coeli de Ronaldo Miranda: veredas interpretativas
Mots-clés en portugais
Características composicionais
Narrativas
Regência coral
Resumé en portugais
Este trabalho desenha o percurso investigativo de um regente que se propõe a estudar as obras Ave Maria e Regina Coeli do compositor Ronaldo Miranda. Para essa proposta, recorro a distintas fontes de informação de orientação musicológica e de cunho narrativo-artístico como forma de, por meio de uma multiplicidade de olhares, criar tramas que conduzam à compreensão do processo de concepção e construção da perfórmance desse repertório. Tem-se por objetivo: a) revelar, mediante diversos dados e narrativas, as diferentes visões referentes à concepção e construção da interpretação musical e b) evidenciar como diferentes naturezas de conhecimento contribuem para a minha compreensão de um repertório. Considerando ambos os propósitos, realizei: a) um levantamento musicológico sobre o compositor, por meio de trabalhos acadêmicos que versavam sobre ele; b) uma pesquisa sobre sua formação musical; e c) um estudo sobre seus períodos composicionais, de forma a entender o contexto histórico de Miranda de maneira tridimensional. Posteriormente realizei um mergulho analítico nas obras elencadas, buscando características composicionais. Em um segundo momento, trabalhei narrativas do próprio compositor e de regentes que já conduziram essas peças que integram o córpus com o intuito de revelar e compreender seus pontos de vista sobre o processo de construção da perfórmance, desde quando a partitura chegou às suas mãos. Em poder desses dados, pude constatar que Ronaldo possui, em sua escrita para coro, peculiaridades recorrentes do ponto de vista melódico, harmônico, textural e prosódico. Identifiquei, também, uma relação de sua escrita com elementos do canto gregoriano. As narrativas ainda revelaram processos diversificados de preparação das obras para o ensaio focados no perfil de coro a ser dirigido. Pude encontrar consonância na fala dos regentes a respeito de como se enxergam hoje, em relação a momentos anteriores de suas carreiras. Observamos, por fim, aspectos musicais que podem gerar liberdade interpretativa por parte do regente no momento da perfórmance.
Titre en anglais
Ave Maria and Regina Coeli, by Ronaldo Miranda: interpretative paths
Mots-clés en anglais
Choral conducting
Compositional characteristics
Narratives
Resumé en anglais
This work outlines the investigative path of a conductor who proposes to study the works Ave Maria and Regina Coeli, by the composer Ronaldo Miranda. To this end, I resort to different sources of information of musicological orientation and of a narrative-artistic nature as a way of, through a multiplicity of perspectives, creating plots that lead to the understanding of the process of conception and construction of the performance of this repertoire. The research aims to: a) reveal, through different data and narratives, the different views regarding the conception and construction of musical interpretation and b) show how different types of knowledge contribute to my understanding of a repertoire. Thus, I carried out: a) a musicological survey about the composer through academic works that dealt with him; b) a research on his musical formation; and c) a study on his compositional periods, in order to understand the historical context of Miranda in a three-dimensional way. Subsequently, I carried out an analytical dive into the works listed here, seeking compositional characteristics. In a second moment, I worked on narratives of the composer himself and of conductors who have already conducted these pieces, in order to reveal and understand their points of view on the process of construction of the performance when the score reaches their hands. Based on these data, I could see that Ronaldo has recurring peculiarities in his writing for choir from a melodic, harmonic, textural and prosodic point of view. I also identified the relationship of his writing oriented to elements of Gregorian chant. The narratives also revealed diversified processes of preparing the works for the rehearsal, focused on the choir profile to be directed. I could find consonance in the conductors' speech about how they see themselves today in relation to earlier moments in their careers. We observe musical aspects that can generate interpretive freedom on the part of the conductor at the time of performance.
 
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DiegoMunizCostaVC.pdf (5.56 Mbytes)
Date de Publication
2023-01-10
 
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