• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-10012023-153027
Documento
Autor
Nome completo
Fabio Manzione Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Costa, Rogério Luiz Moraes (Presidente)
Fridman, Ana Luisa
Hikiji, Rose Satiko Gitirana
Puig, Daniel Fils
Velardi, Marilia
Título em português
Decolonizações da escuta: processos sensoriais disruptivos na criação musical em tempo real
Palavras-chave em português
Autoetnografias sensoriais
Criação musical em tempo real
Decolonização da escuta
Performance
Propostas de improvisação
Resumo em português
Esta tese apresenta pesquisas autoetnográficas envolvendo processos de criação musical em tempo real em diálogo com as especialidades da Antropologia dos sentidos e o pensamento decolonial no intuito de aproximar o conhecimento performativo musical a noções estudadas nestes campos. A partir destes diálogos, estudos conceituais e processos criativos, foram desenvolvidas propostas coletivas de improvisação e performances autorais com a intenção de observar aspectos sensoriais que não somente a audição na criação musical em tempo real. Tais processos promoveram a busca por uma decolonização da escuta e situações performativas que estivessem associadas a tal conceito. Além do texto, esta pesquisa apresenta material audiovisual armazenado no site do autor (fabiomanzione.com/pesquisa atual), os quais são produtos dos processos de criação musical em tempo real realizados individual e coletivamente entre os anos de 2018 e 2022.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Decolonization of listening
Improvisation proposals
Music creation in real time
Performance
Sensory autoethnographies
Resumo em inglês
This thesis presents autoethnographic research involving processes of real-time music creation in dialogue with the specialties of the Anthropology of the Senses and decolonial thought in order to approximate the performative musical knowledge to the notions studied in these fields. From these dialogues, conceptual studies and creative processes, collective proposals of improvisation and authorial performances were developed with the intention of observing sensorial aspects other than just hearing in real-time music creation. Such processes promoted the search for a decolonization of listening and performative situations that were associated with the concept. In addition to the text, this research presents audiovisual material stored on the author's website (fabiomanzione.com /current research), which are the results of real-time music creation processes performed individually and collectively between the years 2018 and 2022.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.