• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-10012023-153027
Document
Auteur
Nom complet
Fabio Manzione Ribeiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Costa, Rogério Luiz Moraes (Président)
Fridman, Ana Luisa
Hikiji, Rose Satiko Gitirana
Puig, Daniel Fils
Velardi, Marilia
Titre en portugais
Decolonizações da escuta: processos sensoriais disruptivos na criação musical em tempo real
Mots-clés en portugais
Autoetnografias sensoriais
Criação musical em tempo real
Decolonização da escuta
Performance
Propostas de improvisação
Resumé en portugais
Esta tese apresenta pesquisas autoetnográficas envolvendo processos de criação musical em tempo real em diálogo com as especialidades da Antropologia dos sentidos e o pensamento decolonial no intuito de aproximar o conhecimento performativo musical a noções estudadas nestes campos. A partir destes diálogos, estudos conceituais e processos criativos, foram desenvolvidas propostas coletivas de improvisação e performances autorais com a intenção de observar aspectos sensoriais que não somente a audição na criação musical em tempo real. Tais processos promoveram a busca por uma decolonização da escuta e situações performativas que estivessem associadas a tal conceito. Além do texto, esta pesquisa apresenta material audiovisual armazenado no site do autor (fabiomanzione.com/pesquisa atual), os quais são produtos dos processos de criação musical em tempo real realizados individual e coletivamente entre os anos de 2018 e 2022.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Decolonization of listening
Improvisation proposals
Music creation in real time
Performance
Sensory autoethnographies
Resumé en anglais
This thesis presents autoethnographic research involving processes of real-time music creation in dialogue with the specialties of the Anthropology of the Senses and decolonial thought in order to approximate the performative musical knowledge to the notions studied in these fields. From these dialogues, conceptual studies and creative processes, collective proposals of improvisation and authorial performances were developed with the intention of observing sensorial aspects other than just hearing in real-time music creation. Such processes promoted the search for a decolonization of listening and performative situations that were associated with the concept. In addition to the text, this research presents audiovisual material stored on the author's website (fabiomanzione.com /current research), which are the results of real-time music creation processes performed individually and collectively between the years 2018 and 2022.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.