• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-10012023-153027
Documento
Autor
Nombre completo
Fabio Manzione Ribeiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Costa, Rogério Luiz Moraes (Presidente)
Fridman, Ana Luisa
Hikiji, Rose Satiko Gitirana
Puig, Daniel Fils
Velardi, Marilia
Título en portugués
Decolonizações da escuta: processos sensoriais disruptivos na criação musical em tempo real
Palabras clave en portugués
Autoetnografias sensoriais
Criação musical em tempo real
Decolonização da escuta
Performance
Propostas de improvisação
Resumen en portugués
Esta tese apresenta pesquisas autoetnográficas envolvendo processos de criação musical em tempo real em diálogo com as especialidades da Antropologia dos sentidos e o pensamento decolonial no intuito de aproximar o conhecimento performativo musical a noções estudadas nestes campos. A partir destes diálogos, estudos conceituais e processos criativos, foram desenvolvidas propostas coletivas de improvisação e performances autorais com a intenção de observar aspectos sensoriais que não somente a audição na criação musical em tempo real. Tais processos promoveram a busca por uma decolonização da escuta e situações performativas que estivessem associadas a tal conceito. Além do texto, esta pesquisa apresenta material audiovisual armazenado no site do autor (fabiomanzione.com/pesquisa atual), os quais são produtos dos processos de criação musical em tempo real realizados individual e coletivamente entre os anos de 2018 e 2022.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Decolonization of listening
Improvisation proposals
Music creation in real time
Performance
Sensory autoethnographies
Resumen en inglés
This thesis presents autoethnographic research involving processes of real-time music creation in dialogue with the specialties of the Anthropology of the Senses and decolonial thought in order to approximate the performative musical knowledge to the notions studied in these fields. From these dialogues, conceptual studies and creative processes, collective proposals of improvisation and authorial performances were developed with the intention of observing sensorial aspects other than just hearing in real-time music creation. Such processes promoted the search for a decolonization of listening and performative situations that were associated with the concept. In addition to the text, this research presents audiovisual material stored on the author's website (fabiomanzione.com /current research), which are the results of real-time music creation processes performed individually and collectively between the years 2018 and 2022.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.