• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-09032021-234203
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Yugo Sano Mani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Mello Filho, Silvio Ferraz (Presidente)
Bonafé, Valeria Muelas
Penha, Gustavo Rodrigues
Título em português
Imaginações, percepções, conexões: a relação entre processos de solfejo e as estruturações da composição
Palavras-chave em português
Composição musical
Imagens mentais
Modelos composicionais
Notação
Percepção
Solfejo
Resumo em português
Este trabalho visa aprofundar a carga reflexiva acerca do solfejo na composição, vendo-o como um elo entre os níveis da imaginação, da percepção e da notação. Partindo da investigação histórica e conceitual do termo "solfejo", são esmiuçadas suas aplicações na composição, tangendo diversas formas de percepção e ação. Somando-se a isto, estudaremos também a temática da notação enquanto representação de solfejos. Após a construção de uma compreensão aprofundada sobre o tema, veremos suas aplicações práticas na ação criativa, através das análises, pelo viés dos solfejos, de três obras do repertório contemporâneo brasileiro: Quando se muda a paisagem (2008, orquestra de câmara) de Rodrigo Lima, Ijareheni (2009, orquestra de câmara com violino e viola solistas) de Tatiana Catanzaro e Angola (2015, flauta, clarinete em Bb, saxofone soprano e fagote) de Paulo Rios Filho. Os três compositores e pesquisadores, além da contribuição composicional, permeiam este texto através de suas pesquisas acadêmicas e artísticas e transcrições textuais de conversas realizadas com o autor especialmente para a presente pesquisa. Por último, serão relatados dois processos composicionais feitos pelo autor durante este período, onde as bagagens teórica e artística adquiridas são empregadas empiricamente.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Compositional models
Mental imagery
Musical composition
Notation
Perception
Solfège
Resumo em inglês
This research aims to deepen reflexive considerations about the solfège in composition, understanding it as a link between imaginative, perceptive and notational levels. Starting from the conceptual and historical investigation about the term "solfège", we will study its applications in composition, touching diverse forms of perception and action. Furthermore, we will also study the thematic of notation as a representation of a solfège. After the construction of this deep comprehension about this thematic, we will see its practical applications in creative action, with the analysis, by the point of view of the solfège, of three works from the brazilian contemporary repertoire: Quando se muda a paisagem (2008, chamber orchestra) by Rodrigo Lima, Ijareheni (2009, chamber orchestra with violin and viola soloists) by Tatiana Catanzaro and Angola (2015, flute, Bb clarinet, soprano saxophone and bassoon) by Paulo Rios Filho. The three composers and researchers, in addition to the compositional contribution, are present in the text through their academic and artistic researches e the textual transcriptions of conversations they had with the author specially for the present research. Lastly, two compositional processes made by the author over this period will be reported, in such a way that the theoretical and artistic knowledges are empirically present.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-03-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.