• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-08032021-161119
Documento
Autor
Nome completo
Anne Karoline Ramalho Moreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Souza, Susana Cecilia Almeida Igayara de (Presidente)
Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira de
Molina Junior, Sidney Jose
Título em português
O Caipira: aspectos vocais do personagem-tipo no Teatro de Revista Paulista entre as décadas de 1910 e 1940
Palavras-chave em português
Análise canção
Hekel Tavares
Interpretação da Canção Caipira
Teatro Paulista Musicado
Tupinambá
Resumo em português
Esta dissertação investiga o personagem-tipo caipira e sua presença na música criada na primeira metade do século XX entre as décadas de 1910 e 1940, período de maior destaque deste personagem no teatro musicado paulista. Para tal estudo foram coletadas 12 partituras musicais entre os estilos Teatro de Revista, Burletas e Operetas paulistanas em que tal personagem está caracterizado, no período entre 1910 e 1940, sendo 10 de autoria de Marcelo Tupinambá, 1 de autoria de Hekel Tavares e 1 de autoria de Benedito Lorena, todas as partituras se encontram no anexo deste trabalho. No primeiro capítulo procuramos compreender a cidade de São Paulo no início de sua ascensão para uma grande metrópole, em que o fluxo de identidades permitia que diversas culturas se comunicassem entre si, para tanto utilizamos como bibliografia os trabalhos de Virgínia Bessa e Neyde Veneziano. No segundo capítulo discorremos sobre o meio social e artístico em que o caipira está inserido, voltando nosso olhar para o caipira como indivíduo, em sua musicalidade, modo de vida e fala característica. Para tanto, utilizamos autores como Amadeu Amaral e sua obra "O Dialeto Caipira" (1976) e Ivan Vilela (2015) "Cantando a própria história: música caipira e enraizamento". No terceiro capítulo encontram-se as análises das canções Caboclo Bom,Viola Cantadêra, Ao Som da Viola e Beija-frô, meu Beija-frô. Para análise de questões interpretativas utilizamos o trabalho de livre docência "O Ensino da Regência Coral" (2003) do Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos e seu referencial de análise de obras corais localizado no capítulo 2, bem como gravações de diferentes intérpretes das canções supracitadas. A fim de reafirmar sua identidade nessa mistura de sons e cores, o caipira aparece como o defensor do regionalismo representando as cidades ao redor de São Paulo, bem como seus habitantes e sua cultura. A pesquisa, que possui tanto um viés teórico como uma experimentação prática - com objetivo voltado aos estudos de performance -, desenvolveu-se primeiramente como revisão bibliográfica e análise das partituras musicais encontradas nas coleções das bibliotecas de música e acervos da cidade de São Paulo. Como resultados obtivemos quatro análises interpretativas das obras escolhidas, das performances em diferentes décadas, além da performance da autora de uma das obras.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Hekel Tavares
Interpretation of the Caipira Song
Paulista Musical Theater
Tupinambá
Resumo em inglês
This dissertation investigates the type character Caipira and his presence in music created in the first half of the twentieth century between the decades of 1910 and 1940, the most prominent period of this character in São Paulo's music theater. For this study, 12 musical scores were collected between the styles Teatro de Revista, Burletas and Operetas paulistanas in which such a character is characterized, in the period between 1910 and 1940, 10 by Marcelo Tupinambá, 1 by Hekel Tavares and 1 by authored by Benedito Lorena, all the scores are in the annex of this work. In the first chapter we tried to understand the city of São Paulo at the beginning of its rise to a great metropolis, in which the flow of identities allowed different cultures to communicate with each other, for that purpose we used the works of Virgínia Bessa and Neyde Veneziano as bibliography. In the second chapter, we discuss the social and artistic environment in which the Caipira is inserted, turning our gaze to the Caipira as an individual, in his musicality, way of life and characteristic speech. For that, we used authors such as Amadeu Amaral and his work "O Dialeto Caipira" (1976) and Ivan Vilela (2015) "Singing his own history: caipira music and rooting". In the third chapter are the analyzes of the songs Caboclo Bom, Viola Cantadêra, Ao Som da Viola and Beija-frô, meu Beija-frô. For the analysis of interpretative questions, we used the free teaching work "O Ensino da Regência Coral" (2003) by Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos and his analysis of choral works located in chapter 2, as well as recordings of different interpreters of the songs mentioned above. In order to reaffirm his identity in this mixture of sounds and colors, the countryman appears as the defender of regionalism representing the cities around São Paulo, as well as its inhabitants and their culture. The research, which has both a theoretical bias and practical experimentation - with a view to performance studies - first developed as a bibliographic review and analysis of musical scores found in the collections of the music libraries and collections of the city of São Paulo. As results we obtained four interpretative analyzes of the chosen works with performances in different decades, in addition to the performance of the author of one of the works.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-03-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.