• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-04032021-223440
Documento
Autor
Nome completo
José Pereira de Mattos Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Mello Filho, Silvio Ferraz (Presidente)
Molinari, Paula Maria Aristides de Oliveira
Weiss, Ledice Fernandes de Oliveira
Título em português
A muitas vozes: composição como encontro
Palavras-chave em português
composição
pesquisa artística
voz
Resumo em português
A composição musical muitas vezes é vista como atividade baseada principalmente na elaboração intelectual de formas de organizar sons e fluxos sonoros. A partir dessa visão, compõe-se para um instrumento ideal, ou mesmo para um instrumentista ideal, com o foco no resultado estético que surge no palco. A presente pesquisa investiga uma prática composicional baseada na unicidade relacional da voz, conceito desenvolvido por Adriana Cavarero, através da ideia de encontro, como elaborada por Gilles Deleuze e Claire Parnet, colocando em jogo práticas e conceitos advindos da música, das artes cênicas, visuais e da performance. A investigação se dá pela metodologia de Pesquisa Artística, como explicada por Marília Velardi e outros, através do relato e discussão de processos criativos desenvolvidos ao longo da pesquisa. Busca-se, assim, uma prática composicional que se funde no encontro de muitas vozes.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
artistic research
composition
voice
Resumo em inglês
Musical composition often is seen as an activity mostly based in intellectual elaboration of ways to organize sounds and sonic streams. From this point of view, one composes for an ideal instrument, or even for an ideal player, focusing in aesthetic outcomes that arise at stage. This research seeks a compositional practice based on relational unicity, a concept developed by Adriana Cavarero, through the idea of meeting or encounter, as elaborated by Gilles Deleuze and Claire Parnet, combining practices and concepts from music, scenical and visual arts and performance. The investigation follows the Artistic Research methodology, as explained by Marília Velardi and others, through narrative and discussion of creative processes developed throughout the research. This way, a compositional practice grounded in a meeting of many voices is researched.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-03-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.