Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-02042024-133922
Documento
Autor
Nome completo
Vinícius de Mello Jordão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Zani Netto, Amilcar (Presidente)
Bal, Gabriela
Velardi, Marilia
Título em português
Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.
Palavras-chave em português
Educação somática
Eutonia
Performance Musical
Saúde do Músico, Dores em músicos
Resumo em português
Este trabalho se dedica à partilha de narrativas e reflexões sobre algumas possíveis contribuições que a abordagem de educação somática Eutonia, desenvolvida por Gerda Alexander (1908-1994), pode oferecer para determinados aspectos da atividade de músicos. Para isso, utilizo de metodologias próprias da autoetnografia e inicio compartilhando memórias e experiências de minha história pessoal como estudante de piano que, no primeiro capítulo, levam a uma discussão sobre temas fundamentais que compõe a problemática da pesquisa: a concepção dualista do corpo como objeto (o corpo-máquina ou corpo-instrumento) na cultura ocidental; a submissão do músico performer à figura do compositor nos moldes dessa concepção instrumental do corpo; e a negligência para com a saúde e bem-estar do músico e de seu corpo em questões como o cuidado com dores decorrentes da atividade, estresse e paixão mantidos pela atividade profissional. No segundo capítulo, discorro sobre os princípios fundamentais da abordagem da Eutonia, baseando-me na literatura de referência e em minhas experiências práticas com essa abordagem para, no último capítulo, discutir sua pertinência aos temas levantados no início do trabalho a partir de experiências que tive ao conduzir um processo de estudo de uma peça para piano solo integrando os princípios da Eutonia.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Eutony
Musical Performance
Musician's Health
Pain in Musicians
Somatics
Resumo em inglês
The aim of this work is to share narratives and thoughts about possible contributions that the somatic approach Eutony, developed by Gerda Alexander (1908-1994), may offer to some aspects of the activity of musicians. To do so, I make use of methodologies pertaining to autoethnography and begin by sharing memories and experiences from my personal history as a piano student, which, in the first chapter, lead to a discussion of fundamental themes related to the research question: the dualistic understanding of the body as an object in western culture; the submission of the performer to the composers authority; and the neglect towards the musicians and his/hers bodys health and well-being in matters such as care towards activity-related pain, stress and the passion sustained towards the professional activity. In the second chapter, I discuss the fundamental principles of Eutony based on the literature in this theme and on my practical experiences with such approach in order to, in the last chapter, elaborate on its pertinence to the matters discussed in the beginning of the text by analyzing experiences that arose from a process of learning a piece for solo piano integrating the principles of Eutony.
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Data de Publicação
2024-04-02