• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-02022015-150808
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Alexandre da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Berg, Silvia Maria Pires Cabrera (Presidente)
Castro, Marcos Camara de
Santos, Antonio Eduardo
Título en portugués
A obra coral de Gilberto Mendes e a poesia concreta do grupo Noigandres: uma análise multimidiática
Palabras clave en portugués
Gilberto Mendes
Música Coral
Noigandres
Poesia Concreta
Teoria Multimidiática
Resumen en portugués
A música de Gilberto Mendes tem influenciado muitos compositores dentro e fora da universidade, dada a projeção que sua obra adquiriu, sobretudo ao longo da segunda metade do século XX. Sendo Gilberto Mendes um compositor versátil, escreveu inúmeros gêneros musicais, para diversas formações instrumentais, tendo ainda trabalhado com novas formas e sonoridades inspiradas, sobretudo, pela segunda escola de Viena e escola de Damstadt. Ao atentarmo-nos para o volume da obra coral, deparamo-nos com uma quantidade expressiva de obras para essa formação. Logo, ao debruçarmo-nos sobre essa forma de música coral onde a integração de duas Artes - Poesia e Música - que evidencia toda a sua capacidade musical e linguística inovadora, tivemos, pois, que buscar ferramentas de análise capazes de abordar a obra com profundidade, de modo que os diversos aspectos componentes das obras não fossem deixados de lado. Obviamente, também o contexto em que a obra musical fora produzida, as influências marcantes e evidentes e o depoimento do próprio compositor acerca de sua criação são fundamentais para a construção, permanência e perpetuação da própria obra. O livro de Nicholas Cook, "Analysing Musical Multimedia", oferece ferramentas acerca da abordagem com a qual poderemos analisar a singularidade desta obra que é, em essência, multimidiática, pois traz em si a conjunção de diferentes formas de arte (no caso, duas: poesia e música), gerando inúmeras possibilidades linguísticas. A metodologia utilizada consistiu em fichar a bibliografia básica, entrevistar o compositor Gilberto Mendes e o regente Roberto Martins, que regeu, praticamente, toda a obra coral do compositor, buscar e analisar as obras, e escrever a dissertação, ou seja, os resultados desta pesquisa. Os critérios de seleção das obras incluem aquelas para coral a capella que tenham texto dos poetas que compõem o grupo Noigandres - Augusto e Haroldo de Campos, e Décio Pignatari, expoentes da Poesia Concreta no Brasil. Logo, esperamos contribuir para o delineamento do perfil de uma obra substanciosa, cuja influência estende-se sobre o meio artístico e musical até os dias de atuais, e explorar os aspectos da linguagem deste que, sem dúvida, é um compositor relevante no cenário musical brasileiro e mundial.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Choir Music
Concrete Poetry
Gilberto Mendes
Multimedia Theory
Noigandres
Resumen en inglés
The music by Gilberto Mendes have influenced composer in and out of university because of the importance such works acquired through second half of XXth century. As a versatile composer that Gilberto Mendes is, he wrote many musical genres for many musical formations, new sonorities and forms inspired by the Second School of Wien and the School of Damstadt. By looking after the volume of his choir works it's possible to see an expressive amount of music written by him for this formation. By looking at this form of choir music where the integration of two forms of Art - Poetry and Music - which highlights all its musical and linguistic innovative capabilities, we so had to look after analytic tools that could approach deeply the works so that the many component aspects of these works won't be left aside. Obviously the context in which the work was made, the remarkable and evident influences, and the composer's own account about his creations are also basic on constructing, remaining and perpetration of the very works. The book "Analyzing Musical Multimedia" by Nicholas Cook offers analytic tools which allows us to look after the singularities of these works which is essentially multimedia, because it combines different forms of artwork in one (in this case, two - music and poetry) generating many linguistic possibilities. The methodology adopted consists on reviewing Mendes' basic biographic writings, interviewing him and the conduct Roberto Martins which performed practically all of Gilberto's work for choir, retrieving and analyzing the works, and writing the thesis, which are the results of all this research. The work inclusion criteria was choosing those whose were a capella works and whose texts were written by the poets who were members of the group Noigandres - Augusto e Haroldo de Campos, e Décio Pignatari, which are the Brazilian exponents of Concrete Poetry. By this we hope to outline a rich choir work which influences the artistical sphere until nowadays, and to explore many aspects of the language of this composer that is relevant in both Brazilian and world scenario.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-02-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.