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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-01042024-121713
Documento
Autor
Nome completo
André Misiara Bachur
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Ramos, Marco Antonio da Silva (Presidente)
Jardim, Gilmar Roberto
Silva, Lutero Rodrigues da
Título em português
A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler e sua redução na versão de câmara de Klaus Simon: uma análise comparativa
Palavras-chave em português
Gustav Mahler
Klaus Simon
Orquestração
Redução
Reelaboração Musical
Resumo em português
O presente trabalho consiste em uma análise comparativa entre a Quarta Sinfonia de Gustav Mahler (1899-1900) e a sua versão reduzida para grupo de câmara, feita pelo pianista e regente alemão Klaus Simon, em 2007. Objetivando identificar os recursos técnicos empregados no trabalho de transposição da obra original, essa dissertação mapeia e discute as escolhas realizadas por Simon para manutenção da sonoridade da composição de Mahler. Partindo da contextualização e análise da 4ª Sinfonia de Mahler, destacou-se trechos e elementos para comparação e, à luz do debate sobre os processos de reelaboração musical, levantou-se ferramentas para auxiliar essa análise. A comparação entre as versões observou, assim, parâmetros como meio instrumental, altura, timbre, textura, sonoridade, articulacao, acento, dinamica para determinados trechos, buscando contemplar uma visão geral da obra e seus objetos sonoros, além de trazer seus momentos principais para a análise. Por fim, ilumina-se um conjunto de estratégias empregadas por Simon, trazendo processos mais ou menos frequentes, que, além de ajudar a compreender a redução em questão, podem nortear e inspirar futuras reelaborações musicais semelhantes.
Título em inglês
Gustav Mahler's Fourth Symphony and its reduction in Klaus Simon's chamber version: a comparative analysis
Palavras-chave em inglês
Gustav Mahler
Klaus Simon
Musical reworking
Orchestration
Reduction
Resumo em inglês
The present work consists of a comparative analysis between Gustav Mahler's Fourth Symphony (1899-1900) and the reduced version for chamber group made by the German pianist and conductor Klaus Simon in 2007. Aiming to identify the technical resources employed in the transposition of the original work, this dissertation maps and discusses Simon's choices to maintain the sonority of Mahler's composition. Starting from a contextualization and analysis of Mahler's 4th Symphony, excerpts and elements for comparison were highlighted and, in the light of the debate on the processes of musical reworking, tools were raised to assist this analysis. Thus, the comparison between the versions observed parameters such as instrumental medium, pitch, timbre, texture, sonority, articulation, accent, dynamics for certain excerpts, seeking to contemplate an overview of the work and its sound objects, as well as to bring its main moments to the analysis. Finally, a set of strategies employed by Simon is illuminated, bringing more or less frequent processes, which, in addition to helping to understand the reduction in question, can guide and inspire future similar musical reworkings.
 
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Data de Publicação
2024-04-02
 
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