• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-01032021-162246
Document
Auteur
Nom complet
Bianca Viana Monteiro da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Sulpicio, Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti (Président)
Andrade, Joana de Jesus de
Nassif, Silvia Cordeiro
Titre en portugais
Processos de aprendizagem ao piano: estudo das interações sociais entre as crianças participantes das aulas de Piano em Grupo
Mots-clés en portugais
aprendizado em pares
aprendizagem musical
interação social
Piano em Grupo
Resumé en portugais
Este trabalho apresenta alguns dos fatores relevantes para os processos de aprendizagem em diferentes situações em aulas coletivas de piano. Com o pressuposto de que a interação social e o aprendizado em pares viabilizam o aprendizado, a nossa proposta busca organizar os dados desses fatores em função dos objetivos específicos propostos, que são: (1) identificar a relação de um e o outro nos processos de aprendizagem nas aulas do ensino de Piano em Grupo, (2) verificar a importância da fala e do movimento nos processos interacionais de aprendizagem. Esses objetivos de investigação foram se construindo ao longo do percurso da efetivação desta pesquisa. Para isso, destacamos os diferentes modos de Linguagem a partir do referencial teórico da abordagem históricocultural e dos trabalhos de Lev Semenovitch Vigotski e Mikhail Bakhtin, expressando os resultados sob a concepção da análise das interações sociais envolvidas nos processos de aprendizagem à luz da psicologia histórico-cultural. Para isso, foram analisadas as situações de ensino nas aulas de piano em contexto de grupo. Para tanto, foram realizadas cinco aulas de ensino coletivo que foram vídeo-gravadas e, a partir de um diário de campo, os dados foram construídos.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Group Piano
musical learning
peer learning
social interaction
Resumé en anglais
This dissertation presents some of relevant factors for the learning processes in different situations in collective piano lessons. Assuming that social interaction and learning in pairs make learning feasible, our proposal seeks to organize the data of these factors according to the specific objectives proposed, which are: (1) identify the relationship of one and the other in the processes of learning in piano teaching classes in groups, (2) verify the importance of speech and movement in interactional learning processes. These research objectives were built along the path of carrying out the research. For this, we highlight the different modes of Language from the theoretical framework of the historical-cultural approach and the works of Lev Semenovitch Vigotski and Mikhail Bakhtin, expressing the results under the conception of the analysis of social interactions involved in the learning processes in the light of psychology historicalcultural. Therefore, the teaching situations in the piano classes in a group context were analyzed. For this purpose, five collective teaching classes were held, which were video-recorded and from a field diary the data were constructed.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.