• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-29092023-102701
Documento
Autor
Nombre completo
Pedro de Grammont e Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Castro, Marcos Camara de (Presidente)
Camara, Fabio Adour da
Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim
Título en portugués
O tratamento da imagem em três canções de Villa-Lobos
Palabras clave en portugués
A imagem na canção
Análise de Canção
Canção Brasileira
Processos Composicionais de Villa-Lobos
Villa-Lobos
Resumen en portugués
A dissertação de mestrado O Tratamento da Imagem em Três Canções de Villa-Lobos articula narrativas imagético-poéticas, tecendo uma pesquisa que analisa três obras cancionais de Villa-Lobos, sob vários aspectos, traçando um panorama sobre seus planos históricos, poéticos, semânticos e musicais, trazendo foco para a densidade destas canções em Villa-Lobos. Essa investigação utiliza como objetos de estudo três canções compostas por Villa-Lobos, com datas e letristas diferentes: Pobre Cega (1925/26), com texto de Álvaro Moreyra, do ciclo das Serestas, Iara (1926), com texto de Mário de Andrade, da série Três Poemas Indígenas, e a Ária das Bachianas nº5 (1938/45), com textos de Altamirando de Souza, do ciclo das Bachianas. A presente dissertação visa propor reflexões às canções estudadas, em vias de analisá-las usando descobertas recentes de teóricos sobre aspectos biográficos, analíticos e processos composicionais de Villa-Lobos, para agregar um olhar sobre a construção poética da imagem nas canções do compositor.
Título en inglés
The Treatment of the Image in Songs by Villa-Lobos
Palabras clave en inglés
Brazilian Song
Image in Songs
Song Analysis
Villa-Lobos
Villa-Lobos's Compositional Processes
Resumen en inglés
The master's thesis The Treatment of the Image in Songs by Villa-Lobos articulates imagetic-poetic narratives, weaving a research that analyzes three song works by Villa-Lobos, under various aspects, creating an overview of their historical, poetic, semantic and musical plans, bringing focus to the density of these songs in Villa- Lobos. This investigation uses as study objects three songs composed by Villa-Lobos, with different dates and lyricists: Pobre Cega (1925/26), with text by Álvaro Moreyra, from the cycle das Serestas, Iara (1926), with text by Mário de Andrade, from the Três Poemas Indígenas series, and Aria das Bachianas nº 5 (1938/45), with texts by Altamirando de Souza, from the Bachianas cycle. This dissertation aims to propose reflections on the songs studied, in the process of analyzing them using recent discoveries by theorists about Villa-Lobos' biographical, analytical and compositional processes, to add a look at the poetic construction of the image in the composer's songs.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.