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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-29092022-151404
Documento
Autor
Nome completo
Bianca Gesuato Thomaz Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Moreira, Adriana Lopes da Cunha (Presidente)
Alves, Aline da Silva
Oliveira, Ísis Biazioli de
Vitale, Claudio Horacio
Fiammenghi, Luiz Henrique
Título em português
Do corpo ao piano: estudos rítmicos de Gramani e Almeida Prado para a performance de obras compostas nos séculos XX e XXI
Palavras-chave em português
Almeida Prado
Cartilha rítmica
Gramani
Polimetria
Rítmica
Resumo em português
Esta tese de doutorado analisa e inter-relaciona aspectos das estruturas rítmicas utilizadas por José Eduardo Gramani, em suas obras Rítmica (1988) e Rítmica viva: a consciência musical do ritmo (1996), e por Almeida Prado, em sua Cartilha rítmica para piano (2006), como estratégias de estudo para transpor os desafios rítmicos presentes em obras musicais compostas nos séculos XX e XXI. Para tanto, propõe uma perspectiva tripartida analítica, didática e inter-relacional já que as abordagens do universo rítmico por esses dois autores compartilham elementos comuns como polimetrias, polirritmias, assimetrias rítmicas, métrica mista e os princípios divisivo e aditivo. O aspecto didático evidencia a diferenciada elaboração de processos de criação, movimento rítmico e concomitâncias texturais que ocorrem durante a aprendizagem e apreensão rítmica decorrente das propostas brasileiras a partir de comparações de ambas com referenciais didático-rítmicos utilizados em instituições ocidentais estrangeiras pesquisadas. O enfoque analítico, voltado especificamente a ritmo e tempo, justifica-se por colaborar para a construção de uma bibliografia que se volte tanto a processos composicionais, analíticos e interpretativos rítmicos dos séculos XX e XXI, quanto sobre a literatura atual para o ensino deles. A metodologia abrange o estudo e a aplicação de técnicas de análise rítmica, temporal e de sistemas de notação sobre passagens de obras compostas durante os séculos XX e XXI, bem como nos estudos propostos por esses autores. Nas considerações finais, a questão levantada, concernente à existência de um aspecto inovador nas propostas brasileiras, será discutida, assim como sua aplicação para processos criativos didáticos, analíticos e interpretativos.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Almeida Prado
Cartilha rítmica
Gramani
Polymetry
Rhythm
Resumo em inglês
This doctoral thesis analyzes and establishes relationships between the rhythmic structures used by José Eduardo Gramani in his works Rítmica (1988) and Rítmica viva: a consciência musical do ritmo, and by Almeida Prado in his Cartilha rítmica para piano (2006) to provide study strategies to overcome the rhythmic challenges in twentieth and twenty-first century music.To this end, we propose a tripartite analytical, didactic and inter-relational perspective, since the approach to rhythm by these two composers share common elements such as rhythmic asymmetry, mixed meter and divisive and additive principles. When we compare the work of both Brazilian composers to Western didactic and rhythmic references outside of Brazil, pedagogical aspects make evident the different creative processes, rhythmic movement and textural concomitances that take place during rhythmic learning in the Brazilian works. Our analytical approach focused specifically on rhythm and timing is justified contributing to a bibliography that addresses both the compositional, analytical, and rhythmic interpretive processes of the twentieth and twenty-first centuries and to the current literature the teaching of these processes. The methodology comprehends the study and application of temporal and rhythmic, analysis and notation system, analysis techniques on excerpts of twentieth and twenty-first century musical works and on the exercises recommended by the composers. In the final considerations, we discuss the question to any innovative aspects in the Brazilian practice and their application in the pedagogical, analytical, and interpretative creative processes.
 
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Data de Publicação
2022-09-29
 
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