• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-27082021-190845
Documento
Autor
Nome completo
Renata Coutinho de Barros Correia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Moreira, Adriana Lopes da Cunha (Presidente)
Zangheri, Glaucio Adriano
Barreiro, Daniel Luis
Barros, Guilherme Antonio Sauerbronn de
Fernandes, Cleyton Vieira
Título em português
Análise e Performance Musical: perspectivas de pesquisa, influências mútuas e abordagem crítica.
Palavras-chave em português
Abordagem Qualitativa em Música
Análise da Performance
Análise schenkeriana
Estudo de Revisão
História da Análise e Performance
Metodologia da Pesquisa em Música
Produção acadêmica em Análise e Performance Musical
Resumo em português
Esta tese de doutorado apresenta uma abordagem metodológica e crítica de estudos sobre interfaces entre Análise e a Performance Musical. Insere-se num contexto histórico-acadêmico caracterizado por recentes discussões acerca da possibilidade de interlocução entre ambas as disciplinas musicais. Assim, tem por objetivo demonstrar e discutir o potencial de contribuição da análise musical para o tratamento de certos desafios relacionados à performance musical. A fim de alcançar esse propósito apoia-se na investigação da base epistemológica de publicações referenciais pertencentes à subárea Análise e Performance Musical. Ao longo da tese são apresentados diferentes paradigmas analíticos, como a corrente estruturalista dos estudos em Performance Musical e pesquisas que têm aderido a um posicionamento flexível frente ao rigor estruturalista. Ela também discute a relação de estudos em Análise e Performance com propostas da disciplina Análise Musical, como a Semiótica e Análise da Performance. Juntamente com a discussão metodológica, expõe as diferentes concepções de análise e performance musical que têm permeado os paradigmas mencionados e estudos referenciais do domínio em questão. Metodologicamente, apoia-se em modelos de pesquisa do tipo estado da arte e técnicas de abordagem da Análise de Conteúdo. A partir de uma amostragem por conveniência - 86 estudos pertencentes a diferentes níveis de publicações (teses, dissertações, artigos e livros) -, oferece possibilidade de abordagem histórica sobre a trajetória dessa subárea. Fundamentado numa consciência história acerca dos principais aspectos que marcaram o desenvolvimento da subárea Análise e Performance Musical apresenta-se, no último capítulo, estudo de caso com propósito de demonstrar a possibilidade de processo simbiótico (ou contribuição mútua) entre as atividades da análise e performance, além da contribuição da análise em relação a certos desafios performativos e interpretativos. Os resultados da pesquisa apontam para a presença de vários esforços de pesquisadores visando à emancipação do performer nas abordagens analíticas, além de demonstrar o potencial da análise para certos desafios (ou problemáticas) em performance relacionados a diferentes questões interpretativas, como a modelagem de aspectos sonoros (dinâmica, tempo e articulação), a comunicação emocional e a construção de uma concepção interpretativa.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Academic production in Musical Analysis and Performance
Analysis of Performance
History of Analysis and Performance
Methodology of Music Research
Qualitative Approach in Music
Revision study
Schenkerian analysis
Resumo em inglês
This doctoral thesis presents a methodological and critical approach of studies related to the subdiscipline Analysis and Musical Performance. It is inserted in a historical-academic context characterized by recent discussions about the possibility of articulation between the activities of analysis and musical performance. Thus, its objective is to demonstrate and discuss the potential of musical analysis to the treatment of certain challenges related to musical performance. In order to achieve this purpose, it is grounded on the investigation of the epistemological basis of reference publications belonging to the subdiscipline Analysis and Musical Performance. Throughout the thesis, different analytical paradigms are presented, such as the Structuralist currents of studies in Musical Performance and researches that have adhered to a flexible positioning in the face of structuralist rigor. It also discusses the relationship of studies in Analysis and Performance with proposals from the discipline Musical Analysis, such as Semiotics and Performance Analysis. In conjunction with the methodological discussion, it exposes the different conceptions of performance and musical analysis that have permeated the mentioned paradigms and reference studies of the domain in question. Methodologically, it relies on state of the art research models and approach techniques of content analysis. Using a convenience sampling - 86 studies belonging to different levels of publications (theses, dissertations, articles and books) - the thesis offers a possibility of a historical approach on the trajectory of this subdiscipline. Based on a historical awareness about the main aspects that marked the development of the subdiscipline Analysis and Performance, a case study with the purpose of demonstrating the possibility of a symbiotic process (or mutual contribution) between the activities of analysis and performance, in addition to the contribution of the analysis to certain performative and interpretative challenges, is presented in the last chapter. The results of the research point out the presence of several efforts of researchers aiming at the emancipation of the performer in analytical approaches, besides demonstrating the potential of analysis to certain challenges (or problematics) in performance related to different interpretative issues, such as the modeling of sound aspects (dynamics, time and articulation), emotional communication and the construction of an interpretative conception.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-08-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.