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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-27062023-100608
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Tavares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Machado Neto, Diosnio (Presidente)
Barbosa, Joel Luis da Silva
Lima, Edilson Vicente de
Título em português
A Arte do Partimento em sua história, fundamentos, práticas e discussão musicológica: análise historiográfica para a consolidação de um saber para a pedagogia da música
Palavras-chave em português
Análise Musical
Conservatórios Napolitanos
Contraponto
Música Galante
Partimento
Resumo em português
eficaz de ensinar música conhecida como partimento. Tal método consistia em transmitir os parâmetros musicais por linhas de baixo que continham combinações de notas compreendidas pelos músicos e que lhes proporcionavam informações para a realização de esquemas harmônicos e contrapontísticos. Estes esquemas eram usados para o exercício da improvisação e composição. O modelo de ensino pelos partimentos circulou por toda a Europa através das mãos de mestres que trabalharam ou formaram músicos para as diversas cortes do Antigo Regime. Na década de 1990, iniciou-se um movimento pela compreensão deste modelo de ensino e a partir da segunda metade da década de 2000, diversos trabalhos consolidaram a revisão metodológica deste modelo de ensino. Utilizando-se destes textos contemporâneos que revisitaram e reconstruíram o modelo de ensino pelo partimento, apresentamos nesta dissertação uma revisão bibliográfica com base no trabalho de musicólogos, analistas e teóricos musicais que escreveram sobre este assunto. Com base nos dados coletados, analisamos as informações obtidas e descrevemos como eram as principais escolas, mestres, conteúdos e características do ensino buscando a compreensão dos debates musicais que estavam sendo promovidos pelos músicos do período. A conclusão das análises nos fez compreender o método e criar uma base importante para a execução de um projeto futuro que visa demonstrar o benefício do ensino dos partimentos para auxiliar no ensino das disciplinas de criação musical.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Counterpoint
Gallant music
Musical Analysis
Neapolitan Conservatories
Partimento
Resumo em inglês
In the course of the 18th century, an effective way of teaching music known as partimento developed in the Naples Conservatories. This method consisted of transmitting the musical parameters through bass lines that contained combinations of notes understood by the musicians and that provided them with information for the realization of harmonic and contrapuntal schemes. These schemes were used for the exercise of improvisation and composition. The teaching model by the partimenti circulated throughout Europe through the hands of masters who worked or trained musicians for the various courts of the Ancien Régime. In the 90's has begun a moviment for the understanding of this model of teaching and trough the second half of the 2000, several works has consolided the methodologic revision of this model of teaching. Utilizing this contemporary texts which revisited and rebuilt the partimento model of teaching, we intruduce in this text a bibliography revision with bases on the musicology workers, analyst and teorichal musicians, that have been writing about this subject. With bases on this collected data, we analyse those obtained informations and described how was the the greatest schools, teachers, contents and teaching characteristics searching for the understanding of the musical debates that make us comprehend the method and to built important bases for the execusion of a project in the future that will alowed us to demonstrate the benefects of the partimento teaching to assist in the teaching all the disciplines and musical creation
 
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Data de Publicação
2023-06-27
 
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