• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-27062023-100608
Documento
Autor
Nombre completo
Fernando Tavares
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Machado Neto, Diosnio (Presidente)
Barbosa, Joel Luis da Silva
Lima, Edilson Vicente de
Título en portugués
A Arte do Partimento em sua história, fundamentos, práticas e discussão musicológica: análise historiográfica para a consolidação de um saber para a pedagogia da música
Palabras clave en portugués
Análise Musical
Conservatórios Napolitanos
Contraponto
Música Galante
Partimento
Resumen en portugués
eficaz de ensinar música conhecida como partimento. Tal método consistia em transmitir os parâmetros musicais por linhas de baixo que continham combinações de notas compreendidas pelos músicos e que lhes proporcionavam informações para a realização de esquemas harmônicos e contrapontísticos. Estes esquemas eram usados para o exercício da improvisação e composição. O modelo de ensino pelos partimentos circulou por toda a Europa através das mãos de mestres que trabalharam ou formaram músicos para as diversas cortes do Antigo Regime. Na década de 1990, iniciou-se um movimento pela compreensão deste modelo de ensino e a partir da segunda metade da década de 2000, diversos trabalhos consolidaram a revisão metodológica deste modelo de ensino. Utilizando-se destes textos contemporâneos que revisitaram e reconstruíram o modelo de ensino pelo partimento, apresentamos nesta dissertação uma revisão bibliográfica com base no trabalho de musicólogos, analistas e teóricos musicais que escreveram sobre este assunto. Com base nos dados coletados, analisamos as informações obtidas e descrevemos como eram as principais escolas, mestres, conteúdos e características do ensino buscando a compreensão dos debates musicais que estavam sendo promovidos pelos músicos do período. A conclusão das análises nos fez compreender o método e criar uma base importante para a execução de um projeto futuro que visa demonstrar o benefício do ensino dos partimentos para auxiliar no ensino das disciplinas de criação musical.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Counterpoint
Gallant music
Musical Analysis
Neapolitan Conservatories
Partimento
Resumen en inglés
In the course of the 18th century, an effective way of teaching music known as partimento developed in the Naples Conservatories. This method consisted of transmitting the musical parameters through bass lines that contained combinations of notes understood by the musicians and that provided them with information for the realization of harmonic and contrapuntal schemes. These schemes were used for the exercise of improvisation and composition. The teaching model by the partimenti circulated throughout Europe through the hands of masters who worked or trained musicians for the various courts of the Ancien Régime. In the 90's has begun a moviment for the understanding of this model of teaching and trough the second half of the 2000, several works has consolided the methodologic revision of this model of teaching. Utilizing this contemporary texts which revisited and rebuilt the partimento model of teaching, we intruduce in this text a bibliography revision with bases on the musicology workers, analyst and teorichal musicians, that have been writing about this subject. With bases on this collected data, we analyse those obtained informations and described how was the the greatest schools, teachers, contents and teaching characteristics searching for the understanding of the musical debates that make us comprehend the method and to built important bases for the execusion of a project in the future that will alowed us to demonstrate the benefects of the partimento teaching to assist in the teaching all the disciplines and musical creation
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-06-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.