• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-26122018-170811
Documento
Autor
Nombre completo
Igor de Bruyn Ferraz
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Pinto, Ivan Vilela (Presidente)
Vicente, Eduardo
Zan, Jose Roberto
Título en portugués
"Um samba sem poluição": o partido-alto de Candeia em Partido em 5 Vols I e II
Palabras clave en portugués
Candeia
Casquinha
partido em 5
partido-alto
Portela
samba de terreiro
Resumen en portugués
A pesquisa se propõe a investigar um importante movimento de enunciação e realização político-cultural em torno das expressões musical-artísticas negras no Rio de Janeiro, na década de 1970, focando-se um grupo de sambistas hoje consagrados, todos oriundos de escolas de samba, entre os quais os compositores Candeia (Antônio Candeia Filho), Casquinha (Otto Enrique Trepte), Wilson Moreira e outros, que gravaram os discos LPs Partido em 5, volumes I e II, em 1975 e 1976. Ambos os discos foram gravados na tentativa de captar o ambiente informal de uma roda de samba, desde suas composições até as conversas entre eles. Houve, naqueles momentos, um intenso debate e questionamentos de muitos artistas, sambistas principalmente - figura tradicionalmente ligada às classes mais pobres, majoritariamente negros e historicamente perseguida pelas autoridades - sobre os rumos do gênero e das escolas de samba. Desse modo, o trabalho busca compreender aquilo que, no dizer dos sambas e das conversas entre os compositores desses discos aponta para um sentido de contestação político-cultural sobre interpretações modernistas e nacionalistas do gênero em detrimento de suas raízes negras e populares. Enquanto boa parte da literatura reservada às transformações do gênero privilegiam questões ligadas à sua afirmação enquanto música nacional por excelência, este trabalho se propõe a investigar o repertório de sambas presente nos discos à luz de perspectivas mais próximas à enunciação política-cultural negra, através de análise histórica e musicológica que possa dar luz às críticas destes sambistas
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Candeia
Casquinha
partido em 5
partido-alto
Portela
samba de terreiro
Resumen en inglés
This research aims to investigate an important movement of enunciation and political-cultural construction in the context of black-musical expressions in Rio de Janeiro, in the 1970s, focusing on a group of consecrated contemporary sambistas, all originating of samba schools, among which the composers Candeia (Antônio Candeia Filho), Casquinha (Otto Enrique Trepte), Wilson Moreira and others, who recorded Partido em 5, volumes I and II in 1975 and 1976. Both discs were recorded in an attempt to capture the informal atmosphere of a roda de samba - from their compositions to conversations among them. At that time, there was an intense debate among the artists, mainly sambistas - a group traditionally linked to the poorest classes, mostly black and historically persecuted by the authorities - about the direction of the genre and the samba schools. Thus, this work seeks to understand what, according to the words of the sambas and the conversations among the composers of these albums, seems to indicate a sense of political-cultural contestation about modernist and nationalist interpretations of the genre to the detriment of its black and popular roots. While much of the literature devoted to the transformations of the genre privileges issues related to its affirmation as national music par excellence, this work aims to investigate the repertoire of sambas in the albums in the light of perspectives closer to the black political-cultural enunciation, through historical and musicological analysis that can give light to the criticism of these samba musicians.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-12-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.