• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-24082021-211659
Documento
Autor
Nome completo
Flavia Rejane Prando
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Toni, Flávia Camargo (Presidente)
Amorim Neto, Humberto
Antunes, Gilson Uehara Gimenes
Gloeden, Edelton
Moraes, José Geraldo Vinci de
Título em português
O mundo do violão em São Paulo: processos de consolidação do circuito do instrumento na cidade (1890-1932)
Palavras-chave em português
Música em São Paulo
Violão brasileiro
Violão em São Paulo
Resumo em português
Esta pesquisa investiga o estabelecimento do circuito do violão em São Paulo. Busca-se detectar os agentes que deram sustentação às práticas em torno do instrumento e localizar o repertório cultivado pelos primeiros instrumentistas em atuação na cidade. Para a identificação dos processos de estabelecimento do movimento do violão, utilizamos os conceitos de mundos da arte (2008), do sociólogo norte-americano Howard S. Becker. Para Becker, um mundo artístico é constituído por um conjunto de pessoas e organizações que produzem os acontecimentos e objetos necessários para a realização daquilo que é definido por esse mesmo mundo como arte. Já para localizar a música em circulação, as revistas e jornais do período funcionaram como uma espécie de mapa que guiou o itinerário: as informações sobre a atuação dos instrumentistas, encontradas em periódicos do século XIX e início do XX, auxiliaram no rastreamento em acervos, públicos e particulares, de vestígios dessas atividades e a redimensionar a produção e a circulação dos violonistas do período, possibilitando a recuperação de diversas composições desses instrumentistas. Tais informações, aliadas aos depoimentos de músicos, livros, dissertações, teses e artigos possibilitaram uma percepção mais acurada das dinâmicas dessas práticas. Ainda com o intuito de disponibilização, divulgação e reabilitação de algo da sonoridade produzida pelos personagens abordados na pesquisa, foram realizados registros sonoros de obras dos compositores em atuação em São Paulo no período estudado e confeccionadas partituras a partir de manuscritos encontrados nos diversos acervos pesquisados.
Título em inglês
The guitar world in São Paulo: consolidation processes of the instrument circuit in the city (1890-1932).
Palavras-chave em inglês
Brazilian guitar
Guitar in São Paulo
Music in São Paulo
Resumo em inglês
This research investigates the establishment of the guitar circuit in São Paulo. It seeks to detect the agents that supported the practices surrounding the instrument and to locate the repertoire cultivated by the first instrumentalists working in the city. To identify the processes the guitar movement foudation, we will use the concept of art worlds (2008), by the American sociologist Howard S. Becker. For Becker, an artistic world is made up of a set of people and organizations that produce the events and objects necessary for the understanding of what is defined by that same world as art. In order to locate music in circulation during the period studied, magazines and newspapers of the period functioned as a kind of map that guided the itinerary: information about the performance of the musicians, found in periodicals of the 19th and early helped to track, in public and private collections, traces of these activities and helped to resize the production of guitarists in this period, enabling the recovery and availability from many compositions of these instrumentalists. Furthermore, such information, combined with the testimonies of musicians, books, dissertations, theses and articles, enabled an extra accurate perception about the dynamics in these practices. Still with the aim of making available, disseminating and rehabilitating something about the sound produced by the characters covered in the research, sound records and scores were made from manuscripts found in several collections researched.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-08-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.