• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-23062022-095000
Documento
Autor
Nome completo
Gregório dos Santos Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Moreira, Adriana Lopes da Cunha (Presidente)
Alves, Aline da Silva
Barros, Guilherme Antonio Sauerbronn de
Título em português
Ilhas, de Almeida Prado: análise como um recurso gerador de perspectivas musicais
Palavras-chave em português
Almeida Prado
Análise musical
Música pós-tonal
Teoria musical pós-tonal
Resumo em português
Ilhas, para piano é um ciclo de oito pequenas peças, sendo uma das primeiras obras compostas por Almeida Prado a trazer a Temática Ecológica (MOREIRA, 2002), inserindo-se na fase de consolidação e experimentação da linguagem (CORVISIER; COSTA, 2015). Almeida Prado apresenta diferentes blocos sonoros referenciais na abertura da partitura de cada uma das peças, junto a um curto texto descritivo, formando uma espécie de prefácio. As alturas destes blocos sonoros são utilizadas sempre em sua oitava original, e essa permanência abre espaço para a percepção da interação das ressonâncias com a textura. À carga simbólica do título e epígrafe descritivos de cada uma das peças correspondem diferentes estratégias composicionais, fundamentando, assim, o interesse e a coerência na obra. Nesta dissertação, buscamos elaborar uma análise de Ilhas que evidenciasse seus elementos estruturais, correlacionando a estrutura de cada uma das peças com seu conteúdo introdutório. Para isso, além de uma breve introdução biográfica, discutimos a relação de Almeida Prado com o espectralismo e protoespectralismo (NONKEN, 2014) e sua aproximação com o pós-modernismo (HUYSSEN, 2001), desenvolvendo a discussão sobre a relação intertextual do material textual e musical em Ilhas através da mimese (ALDROVANDI, 2018). Para a investigação da obra, fizemos uma análise através de parâmetros musicais, como gestos, motivos, agrupamentos rítmicos, formação textural e densidade, trazendo pontualmente ferramentas da Teoria dos Conjuntos (STRAUS, 2016). Como resultado, pudemos observar vários dos processos composicionais utilizados por Almeida Prado na estruturação de Ilhas, e como estes processos se relacionam com o conteúdo sugerido pelo título e epígrafes descritivos.
Título em inglês
Ilhas, de Almeida Prado: analysis as a generative tool for new perspectives.
Palavras-chave em inglês
Almeida Prado
Ilhas for piano
Musical analysis
Post-tonal music
Post-tonal music theory
Resumo em inglês
Ilhas, para piano is a cycle consisting of eight individual pieces, being one of the first works composed by Almeida Prado which displays his Ecological Theme (MOREIRA, 2002) and situating itself at the beginning of his consolidation and experimental chronological period (CORVISIER; COSTA, 2015). In the score, Almeida Prado presents the materials used in each piece, in the form of referential sound blocks, along with a short descriptive text, forming a kind of preface. These pitches are always used in their original octave, and this permanence opens space for the perception of the interaction of resonances with texture. The symbolic charge in each of the pieces corresponds to different compositional strategies, thus grounding the interest and coherence in the work. Our intent in this dissertation was to elaborate a coherent analysis, establishing the structural elements that constitute each piece and correlating its musical structure with the introductory content. With that intent, we presented a brief biographical introduction, discussing the proximity of the composer with the spectral and protospectral movements (NONKEN, 2014) and with the post-modernism (HUYSSEN, 2001), also elaborating on the relationship between textual and musical components through the concept of mimesis (ALDROVANDI, 2018). To analyze the piece, we promoted an investigation through musical parameters, such as gestures, motifs, rhythm, texture, and density, occasionally complementing with the Pitch Class Set Theory (STRAUS, 2016). Through our analysis, we managed to point out different compositional processes employed by Almeida Prado when writing Ilhas, and how these processes relate directly to the content suggested through the descriptive titles.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-06-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.