• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2017.tde-23052017-153708
Documento
Autor
Nome completo
Gisele Laura Haddad
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Castro, Marcos Camara de (Presidente)
Costa, Gustavo Silveira
Berg, Silvia Maria Pires Cabrera
Ricciardi, Rubens Russomanno
Shimabuco, Luciana Sayure
Título em português
Entre teoria e práxis na arquivística musical: diretivas para o Centro de Memória das Artes da FFCLRP-USP
Palavras-chave em português
Arquivologia Musical
Centro de Memória das Artes
Música em Ribeirão Preto
Resumo em português
Esta tese tratará das questões relacionadas à difusão, organização e catalogação do acervo do Centro de Memória das Artes (CMA), projeto de documentação musical do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) da FFCLRP-USP, por meio de diretivas de gestão arquivística musical, depósito este de várias obras regionais dos séculos XIX e XX, sendo únicas algumas das fontes primárias. Descrevemos, após levantamento de dados e contextualização, o que o acervo possui e as principais dificuldades de funcionamento para que ele tenha competência de internacionalização, viabilizando-se interfaces de suas fontes primárias por meio virtual, para que se tornem acessíveis a um grande público de interessados, dentro e fora do Brasil. Considerando a situação das fontes musicais brasileiras e analisando o funcionamento dos custodiadores deste tipo de documentação no país, levantamos práticas destas instituições para trazê-las à realidade do CMA. Além de desenvolver a proposta, abordamos reflexões sobre o Serviço de Edição e Difusão de Partituras (SEDP), outro projeto do NAP-CIPEM, para a sua integração ao CMA.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Centro de Memória das Artes
Music in Ribeirão Preto
Musical Archivology
Resumo em inglês
This thesis will deal with matters related to diffusion, organization and cataloguing of the Centro de Memória das Artes (CMA) collection, a project of musical documentation of the Nucleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) from FFCLRP- USP by means of musical archival management directives. CMA is a deposit for various regional works from the 19th and 20th century where most of these primary sources are unique. We will describe, after data gathering and contextualization, what composes the collection and the main operating difficulties in order for it to have internationalization competence, enabling interfacing between its primary sources through virtual means to make it more accessible to a greater public of interested people, inside and outside of Brazil. Considering the state of Brazilian music sources and analysing the operation method of sponsors of this kind of documentation in the country, we surveyed practices from these institutions to bring it to CMA's reality. Besides developing the proposal, we address reflections on the Serviço de Edição e Difusão de Partituras (SEDP), another project from NAP-CIPEM, for its integration to CMA.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-05-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2023. Todos os direitos reservados.