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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.27.2017.tde-23032017-153229
Documento
Autor
Nombre completo
Mítia Ganade D'Acol
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Machado Neto, Diosnio (Presidente)
Picchi, Achille Guido
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de
Título en portugués
Decoro musical e esquemas galantes: um estudo de caso das seções de canto solo das Missas de Requiem de José Maurício Nunes Garcia e Marcos Portugal
Palabras clave en portugués
Decoro Musical
José Maurício Nunes Garcia
Marcos Portugal
Requiem
Teoria dos esquemas
Resumen en portugués
Existe na musicologia luso-brasileira uma tese de que a música litúrgica composta para celebrações religiosas nas igrejas brasileiras e portuguesas apresenta uma grande interpenetração dos estilos teatral e eclesiástico. Tal fato é interpretado não só como uma necessidade de exibição simbólica do poder monárquico, mas também como um atraso musical por parte dos compositores luso-brasileiros, por não serem mais decorosos na escrita da música sacra. Desta forma, a questão do decoro vem sido revisitada por pesquisas recentes, que já enxergam não uma falta de decoro musical no ambiente litúrgico luso-brasileiro, mas sim uma interpretação errônea do contexto cultural na qual esta música está inserida. O objetivo geral deste trabalho é o de discutir o decoro musical lusófono a partir do estudo da tratadística setecentista dedicada à averiguação do três estilos musicais (teatral, de câmara e eclesiástico), e de um estudo de caso das partes de solo das missas de Requiem de José Maurício Nunes Garcia e Marcos Portugal. Neste estudo, utilizaremos a teoria dos esquemas musicais como forma de averiguação do discurso musical, da capacidade comunicacional dos compositores e, consequentemente, seu decoro.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
José Maurício Nunes Garcia
Marcos Portugal
Musical decorum
Requiem
Schema theory
Resumen en inglés
It exists in Luso-Brazilian musicology a thesis that the liturgical music composed for religious celebrations in Brazilian and Portuguese churches presents a great interpenetration of theatrical and ecclesiastical styles. This fact is interpreted not only as a need for symbolic display of monarchical power, but also as a "musical backwardness" of the Luso-Brazilian composers, for not being more decorous in writing sacred music. Thus, the question of decorum has been revisited by recent research, which denies the existence of a "lack" of musical decorum in the Luso-Brazilian liturgical settings, and sees the problem as a misinterpretation of the cultural context in which this music is inserted. The aim of this study is to discuss the Lusophone musical decorum from the study of eighteenth-century treatises dedicated to the investigation of the three musical styles (theater, chamber and church), and a case study of the solo parts in the Requiem Masses of José Maurício Nunes Garcia and Marcos Portugal. In this study, we use the theory of musical schema as a way of investigating the musical discourse, the communicative capacity of composers and consequently their decorum.
 
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MITIAGANADEDACOL.pdf (4.91 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-03-24
 
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