Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-20102014-113536
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Barongeno
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Toni, Flávia Camargo (Presidente)
Mello Filho, Silvio Ferraz
Caznok, Yara Borges
Kerr, Dorotea Machado
Videira Junior, Mario Rodrigues
Título em português
Ainda sinto umas cócegas de explicar certas coisas: Mário de Andrade, professor de Oneyda Alvarenga
Palavras-chave em português
estética
Mário de Andrade
modernismo
Oneyda Alvarenga
Resumo em português
Em 1933, Oneyda Alvarenga escreve A linguagem musical como trabalho de conclusão do curso de História da Música no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Sob a orientação de Mário de Andrade, essa primeira versão é ampliada até 1935 e concluída em 1944. Esta tese tem como objetivo estudar o manuscrito A linguagem musical como objeto que documenta o procedimento pedagógico de Mário de Andrade e que recapitula o problema da estética fisiológica a partir da biblioteca e da obra de Mário de Andrade. Uma vez que tal problema surge e se desenvolve através da relação pedagógica entre professor e aluna, parte-se do exame das versões de 1933 e 1935
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
aesthetics
Mário de Andrade
modernism
Oneyda Alvarenga
Resumo em inglês
In 1933, Oneyda Alvarenga writes A linguagem musical as a final paper in history of music in Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Under the guidance of Mário de Andrade, this first version is revised until 1935 and completed in 1944. The aim of this thesis is to study the manuscript A linguagem musical as an object that summarizes the problem of physiological aesthetics from the library and work of Mário de Andrade. Once the problem arises and develops through the pedagogical relationship between teacher and student, the 1933 and 1935 versions are examined.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-10-20