• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-20092022-151412
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Ripke da Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia (Président)
Arcanjo Junior, Loque
Bollos, Liliana Harb
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de
Tiné, Paulo José de Siqueira
Titre en portugais
O legado e a influência de Villa-Lobos em Tom Jobim e na origem da Bossa Nova 
Mots-clés en portugais
Bossa Nova
Canção popular de câmara brasileira
Música brasileira
Tom Jobim
Villa-Lobos
Resumé en portugais
Este trabalho pretende analisar e demonstrar a influência e o legado de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) em compositores de música popular brasileira, especialmente Antonio Carlos Jobim (1927-1994) (considerado um dos inventores do movimento da Bossa Nova). A relação entre obras dos dois compositores é algo já bastante comentado, tornando-se praticamente um senso-comum. Apesar disso não encontramos, ainda, trabalhos de análise voltados de forma aprofundada para esta comparação. Desta forma, através das análises, abordaremos alguns diferentes aspectos a respeito das relações entre os dois compositores, bem como seus desdobramentos na Bossa Nova e na canção popular de câmara brasileira, através também de outros compositores. Assim, serão relacionadas semelhanças auditivas de superfície com procedimentos técnico-musicais mais aprofundados, empregando ferramentas analíticas utilizadas para o repertório da música tonal e também para música pós-tonal, como a harmonia tradicional e também a teoria dos conjuntos. Deseja-se que esse trabalho possa enriquecer as pesquisas acerca da música brasileira e também a compreensão dos processos composicionais dos compositores aqui analisados, tão importantes na invenção e representação da brasilidade em suas obras.
Titre en anglais
The legacy and influence of Villa-Lobos on Tom Jobim and on the origin of Bossa Nova.
Mots-clés en anglais
Bossa nova
Brazilian music
Popular Brazilian chamber song
Tom Jobim
Villa-Lobos
Resumé en anglais
This work intends to analyze and demonstrate the influence anda legacy of Heitor Villa- Lobos (1887-1959) on Brazilian popular music composers, especially Antonio Carlos Jobim (1927-1994) (considered one of the inventors of the Bossa Nova movement). The correlation between the works of the two composers is something that has already been commented on, which is considered common sense. Nevertheless, we have not found yet analytical works focused deeply on this comparison. In this way, through the analysis, we will approach some different aspects regarding the relations between the two composers, as well as their unfolding in Bossa Nova and in the popular Brazilian chamber song through other composers as well. Therefore, surface auditory similarities will be related to more in-depth technical-musical procedures, by using analytical tools applied at the repertoire of tonal music and for post-tonal music, such as traditional harmony and set theory. It is expected that this work can enrich the research on Brazilian music and the understanding of the compositional processes of the composers analyzed here, which are considered so important in the invention and representation of Brazilianness in their works.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-09-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.