Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-20072009-180829
Documento
Autor
Nombre completo
Luciana Barongeno
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Toni, Flávia Camargo (Presidente)
Costa, Rogério Luiz Moraes
Lopez, Therezinha Apparecida Porto Ancona
Título en portugués
O espírito da canção: ensaio de interpretação a partir da obra de Mário de Andrade
Palabras clave en portugués
Canção
Forma
Mário de Andrade
Música Brasileira
Recitativo
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como objetivo analisar o pensamento de Mário de Andrade sobre o processo de criação da canção a partir da manifestação popular. O texto nasce como reflexão parcial do ensaio sobre as Treze canções de amor (1936-1937), de Camargo Guarnieri, iniciado por Mário de Andrade em 1944. Para pesquisarmos a evolução expressiva da canção, estabelecemos um diálogo com os textos do musicólogo, de modo a pontuar três aspectos principais sobre a criação: a gênese a partir do gesto, o desenvolvimento através do recitativo e a concepção formal organizada pelo ritmo. Por fim, analisamos em que medida Mário de Andrade poderia identificar no processo de criação de Chico Antônio, em Vida do cantador, uma possibilidade de compreender melhor a natureza e o propósito do princípio da criação a partir das manifestações primitivas da expressão artística.
Título en inglés
O espírito da canção: ensaio de interpretação a partir da obra de Mário de Andrade
Palabras clave en inglés
Brazilian Music
Form
Mário de Andrade
Recitative
Song
Resumen en inglés
The objective of this dissertation is the analysis of Mário de Andrade´s thought about the creation process from the popular manifestation. The text arises as a partial contemplation on the essay about the Thirteen love songs (Treze canções de amor), composed by Camargo Guarnieri, sketched by Mário de Andrade in 1944. In order to research the evolution of the artistic expression a dialogue has been established with the writings of the musicologist so that we can note three aspects of the creation: the genesis from the primitive gesture, the development through the recitative and the conception of the form through the rhythm. Finally, it has been analyzed how far Mário de Andrade could identify at the creation process of Chico Antônio (Vida do cantador) a possibility to understand better the nature and the purpose of the artistic creation from the primitive manifestation of the artistic expression.
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
1073713.pdf (686.86 Kbytes)
Fecha de Publicación
2009-10-15