• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-18022021-121810
Document
Auteur
Nom complet
Ciro Paulo Visconti Canellas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia (Président)
Almada, Carlos de Lemos
Nery Filho, Walter
Nunes Filho, Pauxy Gentil
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de
Titre en portugais
Análise de oito dos estudos para violão de villa-lobos
Mots-clés en portugais
Análise Musical
Classes de Soma
Doze Estudos para Violão
Heitor Villa-Lobos
Teoria dos Conjuntos
Teoria dos Grafos
Teoria Neorriemanniana
Resumé en portugais
Esta Tese de doutorado é uma continuação da minha dissertação de mestrado finalizada em 2014 e tem como objetivo principal completar as análises dos Doze Estudos para Violão de Villa-Lobos ao se concentrar nas peças que não foram incluídas na dissertação: os Estudos no 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, sendo que as análises dos Estudos 2, 3, 4 e 8 são completas e estão apresentadas em capítulos separados, enquanto no último capítulo foram incluídas as análises de algumas passagens dos Estudos 5, 6, 7 e 9. As investigações destas peças se deram no campo formal, rítmico, técnico e, principalmente, no campo do conteúdo harmônico e melódico das alturas. As análises presentes neste trabalho foram feitas baseadas em conceitos de teorias que foram desenvolvidas nas últimas cinco décadas, como a teoria dos conjuntos (mod. 12), a teoria dos conjuntos diatônica (mod. 7), a teoria neorriemanniana, a teoria das classes de soma e a teoria dos grafos. São apresentados novos grafos que foram criados durante a pesquisa, eles são baseados em modelos de grafos neorriemannianos e ampliam o seu conteúdo para quaisquer classes de tricorde, de tetracorde e para outras cardinalidades, tanto em mod. 12 e em mod. 7. A utilização destes grafos como figuras estáticas ou animadas foi determinante nas análises, principalmente para ilustrar o caminho da condução das vozes dos enlaces entre os conjuntos nas peças.
Titre en anglais
Analysis of eight of the Villa-Lobos Guitar Etudes
Mots-clés en anglais
Graph Theory
Heitor Villa-Lobos
Musical Analysis
Set theory, Neo-Riemannian theory
Sum class
Twelve Guitar Etudes
Resumé en anglais
This doctoral thesis is a continuation of my master's dissertation completed in 2014 and its main objective is to complete the analysis of the Twelve Etudes for Guitar by Villa- Lobos by focusing on the pieces that were not included in the dissertation: Etudes no 2, 3 , 4, 5, 6, 7, 8 and 9, and the analyzes of Etudes no 2, 3, 4 and 8 are complete and are presented in separate chapters, while in the last chapter the analyzes of some passages of Etudes no 5, 6, 7 and 9 were included. The investigations were about musical form, rhythm, guitar techniques and, mainly, he harmonic and melodic content of the pitches. The analyzes present in this work were made based on concepts of theories that were developed in the last five decades, such as the set theory (mod. 12), the diatonic set theory (mod. 7), the Neo-Riemannian theory, sum classes and graph theory. New graphs that were created during the research period are presented, they are based on models of Neo-Riemannian graphs and expand their content to any classes of tricord, tetracord and other cardinalities, both in mod. 12 and in mod. 7. The use of these graphs as static or animated figures was decisive in the analysis, mainly to illustrate the voice-leading work between the sets in the pieces.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-02-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.