• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-17052022-145145
Document
Auteur
Nom complet
Matheus Barros de Paula
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Valente, Heloísa de Araújo Duarte (Président)
Silva, Herom Vargas
Souza, Ana Guiomar Rêgo
Titre en portugais
 'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina
Mots-clés en portugais
Clube da Esquina
identidade
imaginário
mineiridade
regionalismo
Resumé en portugais
Costuma-se atribuir o termo mineiridade para designar e justificar uma série de fatores do modo de vida do povo mineiro, podendo elas serem de caráter social, comportamental, artístico, linguístico, gastronômico, e outras mais, que se tornam estruturas de determinada identidade coletiva. Esta pesquisa pretende avaliar em que medida tal qualificativo se aplica às relações de sua construção, baseadas em um sentimento local latente, em contraposição com movimentos de viagem constante, por um grupo de músicos que ganharam destaque no cenário da música popular brasileira (MPB), sobretudo como parte de uma música popular mineira. Para tanto, tomaremos como estudo de caso a produção dos músicos conhecidos como Clube da Esquina; mais especificamente, os álbuns Minas (1975) e Geraes (1976). Serão tomados como referências teórico-metodológicas os estudos de Benedict Anderson (2008), Eric Hobsbawm (2018), Stuart Hall (2015), Zygmunt Bauman (2005) nos questionamentos sobre identidade e tradição, além de autores brasileiros como Darcy Ribeiro (2015) e Sérgio Buarque de Holanda (2014), com seus trabalhos sobre a formação histórico-social brasileira, e por fim autores acadêmicos que ganharam bastante destaque em suas produções e análises sobre o Clube da Esquina, como Thais dos Guimarães Alvim Nunes (2005), Sheyla Castro Diniz (2017) e Vinícius José Fecchio Gueraldo (2017).
Titre en anglais
Sou do Mundo sou Minas Geraes The Regional Identity of Minas Gerais in the Phonographic Productions of Clube da Esquina
Mots-clés en anglais
Clube da Esquina
identity
imaginary
Minas Gerais
regionalism
Resumé en anglais
The term mineiridade is usually used to designate and justify a series of factors in the way of life of the people in Minas Gerais, which may be social, behavioural, artistic, linguistic, gastronomical character, and others, which become structures of a particular collective identity. This research intends to evaluate the extent to which this qualification applies: the relation of its construction, based on a latent local feeling, as opposed to constant travel movements, by a group of musicians who gained prominence in the Brazilian Popular Music (MPB) scene, specially as part of a popular Minas music. For that, we will take, as a case study, the production of the musicians known as Clube da Esquina; more specifically, the albums Minas (1975) and Geraes (1976). Based on this, will be taken as theoreticalmethodological references the studies developed by Benedict Anderson (2008), Eric Hobsbawn (2018), Stuart Hall (2015), Zygmunt Bauman (2005) in the questions about identity and traditions, as well as Brazilian authors such as Darcy Ribeiro (2015) and Sergio Buarque de Holanda (2014) with their works on the Brazilian historical-social formation, and finally academic authors who have gained a lot of prominence in their productions and analyses on Clube da Esquina, such as Thais dos Guimarães Alvim Nunes (2005), Sheyla Castro Diniz (2017), and Vinícius José Fecchio Gueraldo (2017).
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.