• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-17052022-145145
Documento
Autor
Nombre completo
Matheus Barros de Paula
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Valente, Heloísa de Araújo Duarte (Presidente)
Silva, Herom Vargas
Souza, Ana Guiomar Rêgo
Título en portugués
 'Sou do mundo sou Minas Geraes': a identidade regional mineira nas produções fonográficas do Clube da Esquina
Palabras clave en portugués
Clube da Esquina
identidade
imaginário
mineiridade
regionalismo
Resumen en portugués
Costuma-se atribuir o termo mineiridade para designar e justificar uma série de fatores do modo de vida do povo mineiro, podendo elas serem de caráter social, comportamental, artístico, linguístico, gastronômico, e outras mais, que se tornam estruturas de determinada identidade coletiva. Esta pesquisa pretende avaliar em que medida tal qualificativo se aplica às relações de sua construção, baseadas em um sentimento local latente, em contraposição com movimentos de viagem constante, por um grupo de músicos que ganharam destaque no cenário da música popular brasileira (MPB), sobretudo como parte de uma música popular mineira. Para tanto, tomaremos como estudo de caso a produção dos músicos conhecidos como Clube da Esquina; mais especificamente, os álbuns Minas (1975) e Geraes (1976). Serão tomados como referências teórico-metodológicas os estudos de Benedict Anderson (2008), Eric Hobsbawm (2018), Stuart Hall (2015), Zygmunt Bauman (2005) nos questionamentos sobre identidade e tradição, além de autores brasileiros como Darcy Ribeiro (2015) e Sérgio Buarque de Holanda (2014), com seus trabalhos sobre a formação histórico-social brasileira, e por fim autores acadêmicos que ganharam bastante destaque em suas produções e análises sobre o Clube da Esquina, como Thais dos Guimarães Alvim Nunes (2005), Sheyla Castro Diniz (2017) e Vinícius José Fecchio Gueraldo (2017).
Título en inglés
Sou do Mundo sou Minas Geraes The Regional Identity of Minas Gerais in the Phonographic Productions of Clube da Esquina
Palabras clave en inglés
Clube da Esquina
identity
imaginary
Minas Gerais
regionalism
Resumen en inglés
The term mineiridade is usually used to designate and justify a series of factors in the way of life of the people in Minas Gerais, which may be social, behavioural, artistic, linguistic, gastronomical character, and others, which become structures of a particular collective identity. This research intends to evaluate the extent to which this qualification applies: the relation of its construction, based on a latent local feeling, as opposed to constant travel movements, by a group of musicians who gained prominence in the Brazilian Popular Music (MPB) scene, specially as part of a popular Minas music. For that, we will take, as a case study, the production of the musicians known as Clube da Esquina; more specifically, the albums Minas (1975) and Geraes (1976). Based on this, will be taken as theoreticalmethodological references the studies developed by Benedict Anderson (2008), Eric Hobsbawn (2018), Stuart Hall (2015), Zygmunt Bauman (2005) in the questions about identity and traditions, as well as Brazilian authors such as Darcy Ribeiro (2015) and Sergio Buarque de Holanda (2014) with their works on the Brazilian historical-social formation, and finally academic authors who have gained a lot of prominence in their productions and analyses on Clube da Esquina, such as Thais dos Guimarães Alvim Nunes (2005), Sheyla Castro Diniz (2017), and Vinícius José Fecchio Gueraldo (2017).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-05-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.