• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-14042023-120537
Documento
Autor
Nome completo
Jezreel Silas da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Machado Neto, Diosnio (Presidente)
Barbosa, Joel Luis da Silva
Moreira, Marcos dos Santos
Título em português
Discurso musical e territorialidade no gênero dobrado: as bandas de São Luiz do Paraitinga no final do séc. XIX
Palavras-chave em português
Discurso Musical
Dobrado
Estudos bandísticos
São Luiz do Paraitinga
Significação Musical
Resumo em português
A banda de música, também conhecida, no Brasil, por filarmônica, lyra, corporação musical ou retreta, é um fenômeno sócio-cultural que nasceu e se desenvolveu ao longo do séc. XIX inicialmente teve modelos militares como referência e ganhou rapidamente os espaços públicos da sociedade civil tanto nas metrópoles europeias quanto nas colônias , se sustenta até hoje em muitas cidades. Do repertório que tradicionalmente as bandas brasileiras cultivaram nesses 200 anos, certamente o dobrado tem uma posição de grande destaque, apesar da musicologia enfrentar certa dificuldade em lidar com esse gênero bandístico tipicamente brasileiro. A partir dos dobrados tocados no final do séc. XIX pelas bandas na cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba paulista, este trabalho discute a escrita, com suas generalidades e especificidades, bem como as relações entre o texto musical e os modos de produção e reprodução social, transparecidos no discurso musical. Isto se evidencia através da noção da existência de uma malha sócio-comunicativa, que aglutina diferentes elementos simbólicos provenientes de outros ambientes, como a marcha militar, a ópera, a modinha, os estilos cantábile e brilhante e expressões das culturas locais. Para analisar esses contatos, usamos ferramentas da significação musical e as relacionamos com as discussões que envolvem os processos de transculturação, descortinando possibilidades hermenêuticas, a partir das quais abrem-se janelas para futuras pesquisas que considerem a banda, o seu repertório e a comunidade.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Dobrado genre
Musical Discourse
Musical Signification
São Luiz do Paraitinga
Wind band
Resumo em inglês
The music band, also known in Brazil as philharmonic, lyra, musical corporation or retreta, is a socio-cultural phenomenon originated and developed along the 19th century - initially with the military band as model - that rapidly spread throughtout European metropolises and subsequently in the colonies, still remains active in many cities. From the repertoire that brazillian bands cultivate along 200 years, certainly the dobrado has a relevant position, even thought the difficulty the musicology has in dealing with this genuine brazillian band genre. From the dobrado played at the end of the 19th century by bands in the city of São Luiz do Paraitinga, in the Vale do Paraíba of São Paulo, this work discusses the writing, with its generalities and specificities, as well as the relationships between the musical text, the modes of production and social reproduction, evidenced in the musical discourse. This is shown through the acknowledgment of the existence of a socio-communicative network which puts together symbolic elements from other environments, such as the military march, the opera, the modinha, the cantabile and the brilliant styles and the expressions of the local cultures. To analyze these contacts, we use tools of musical signification and relate them to the discussions that involve the processes of transculturation, revealing hermeneutical possibilities, from which future researchs that consider the band, its repertoire and the community are made possible.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-04-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.