• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-12072022-095203
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Marmorato Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Berg, Silvia Maria Pires Cabrera (Presidente)
Rosa, Luciana Fernandes
Tanaka, Harue
Título em português
Sivuca e o acordeon: aspectos e inter relações na construção de sua obra como compositor, arranjador, improvisador e multi-instrumentista
Palavras-chave em português
acordeon
improvisação musical
oralidade e escrita
ritmos brasileiros
Sivuca
Resumo em português
Esta dissertação reúne e discute os principais aspectos formadores da linguagem musical e da obra do multi-instrumentista Sivuca. Ressaltamos sua atuação como ponte entre diversos universos musicais nos quais seu papel como acordeonista e improvisador possui importância fundamental. Muito dessa diversidade se deve ao seu contato com as rádios, o que possibilitou conexões com outros músicos e com atores sociais envolvidos em sua trajetória, em especial o Maestro Guerra-Peixe, em Recife. Sivuca desenvolveu especificidades idiomáticas em sua linguagem por meio da associação dos principais gêneros musicais e dos ritmos com os quais trabalhou, e aos quais nos referimos ao longo deste trabalho, como escolas que desenvolveram sua consciência harmônica e rítmica, além de suas notáveis habilidades como improvisador. Procuramos, por meio da escuta, transcrição e análise de seu repertório, observar os principais recursos técnico-interpretativos utilizados em sua obra, seja como intérprete, compositor ou arranjador, contextualizando a sua práxis.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Accordion
Brazilian rhythms
improvisation
orality and music writing
Sivuca
Resumo em inglês
This dissertation seeks to gather and discuss the main aspects that shape the musical language and the work of the multi-instrumentalist Sivuca. We emphasize his acting as a bridge between various musical universes where his role as an accordionist and improviser is of fundamental importance. Much of this eclecticism is due to his contact with radios and the connections they opened to him with other musicians and social actors involved in his biography, especially conductor Guerra-Peixe in Recife. Sivuca developed idiomatic specificities in his language through the main musical genres and rhythms associated with which he worked, which we refer to as his schools, developing his harmonic and rhythmic awareness, in addition to his remarkable abilities as an improviser. Through listening, transcription and analysis of his repertoire, we seek to observe the main technical-interpretative resources used in his work, whether as an interpreter, composer or arranger, contextualizing his praxis.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-07-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.