• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-12042022-144801
Document
Auteur
Nom complet
João Vital de Araujo Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Lacerda, Marcos Branda (Président)
Almada, Carlos de Lemos
Tiné, Paulo José de Siqueira
Titre en portugais
Perspectivas teóricas sobre os Dez Estudos para violão de Radamés Gnattali: Um olhar para a harmonia
Mots-clés en portugais
Análise Musical
Gêneros de CCAs
Radamés Gnattali
Violão Solo
Resumé en portugais
O objetivo desta pesquisa é analisar os Dez Estudos (1967) para violão solo do compositor Radamés Gnattali, concentrando-se nos aspectos harmônicos. A elaboração de arranjos para música popular e, concomitantemente, a produção de peças direcionadas às salas de concerto, resultaram em características singulares nos trabalhos do compositor. Dessa forma, referenciais como Tiné (2011) e Almada (2012) voltados à harmonia com inclinação popular são significativos para instituir determinadas propensões. Contudo, nos Dez Estudos observam-se questões que excedem particularidades habituais do tonalismo e/ou modalismo, concebendo, até certo ponto, particularidades cromáticas. À vista disso, a teoria de Gêneros de Conjuntos de Classes de Alturas, de Richard Parks (1998), é uma ferramenta na análise que ampliam possibilidades e concepções harmônicas. A proposta é compreender similaridades harmônicas entre as peças e, até certa medida, relacionar proposições idiossincráticas do compositor
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Musical Analysis
Pitch-Class Set Genera
Radamés Gnattali
Solo Guitar
Resumé en anglais
The aim of this research is to analyze the Dez Estudos (1967) for solo guitar by the composer Radamés Gnattali, focusing on the harmonic aspects. The elaboration of arrangements for popular music and, concurrently, the production of pieces directed to the concert halls, resulted in singular characteristics in the composers works. Thus, references such as Tiné (2011) and Almada (2012) - aimed at harmony with a popular inclination - are significant for instituting certain propensities. However, in the Dez Estudos there are issues that go beyond the usual particularities of tonality and/or modalism, conceiving, to a certain extent, chromatic particularities. Therefore, Richard Parks (1998) Pitch-Class Set Genera is a tool in the analysis that expands possibilities and harmonic conceptions. The proposal is to understand harmonic similarities between the pieces and, to a certain extent, to relate the composers idiosyncratic propositions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-04-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.