• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-12042022-144801
Documento
Autor
Nombre completo
João Vital de Araujo Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Lacerda, Marcos Branda (Presidente)
Almada, Carlos de Lemos
Tiné, Paulo José de Siqueira
Título en portugués
Perspectivas teóricas sobre os Dez Estudos para violão de Radamés Gnattali: Um olhar para a harmonia
Palabras clave en portugués
Análise Musical
Gêneros de CCAs
Radamés Gnattali
Violão Solo
Resumen en portugués
O objetivo desta pesquisa é analisar os Dez Estudos (1967) para violão solo do compositor Radamés Gnattali, concentrando-se nos aspectos harmônicos. A elaboração de arranjos para música popular e, concomitantemente, a produção de peças direcionadas às salas de concerto, resultaram em características singulares nos trabalhos do compositor. Dessa forma, referenciais como Tiné (2011) e Almada (2012) voltados à harmonia com inclinação popular são significativos para instituir determinadas propensões. Contudo, nos Dez Estudos observam-se questões que excedem particularidades habituais do tonalismo e/ou modalismo, concebendo, até certo ponto, particularidades cromáticas. À vista disso, a teoria de Gêneros de Conjuntos de Classes de Alturas, de Richard Parks (1998), é uma ferramenta na análise que ampliam possibilidades e concepções harmônicas. A proposta é compreender similaridades harmônicas entre as peças e, até certa medida, relacionar proposições idiossincráticas do compositor
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Musical Analysis
Pitch-Class Set Genera
Radamés Gnattali
Solo Guitar
Resumen en inglés
The aim of this research is to analyze the Dez Estudos (1967) for solo guitar by the composer Radamés Gnattali, focusing on the harmonic aspects. The elaboration of arrangements for popular music and, concurrently, the production of pieces directed to the concert halls, resulted in singular characteristics in the composers works. Thus, references such as Tiné (2011) and Almada (2012) - aimed at harmony with a popular inclination - are significant for instituting certain propensities. However, in the Dez Estudos there are issues that go beyond the usual particularities of tonality and/or modalism, conceiving, to a certain extent, chromatic particularities. Therefore, Richard Parks (1998) Pitch-Class Set Genera is a tool in the analysis that expands possibilities and harmonic conceptions. The proposal is to understand harmonic similarities between the pieces and, to a certain extent, to relate the composers idiosyncratic propositions.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-04-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.