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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12012023-162641
Documento
Autor
Nome completo
Regina Celia Rocha Felice
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia (Presidente)
Albuquerque, Joel Miranda Bravo de
Arcanjo Junior, Loque
Cury, Fabio
Melo, Cleisson de Castro
Título em português
Série Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos: um recorte do modernismo no Brasil
Palavras-chave em português
Bachianas Brasileiras
Desrecalque Localista
Modernismo Brasileiro
Movimento Antropofágico
Villa-Lobos
Resumo em português
Esta tese tem como questão central identificar como é realizado o diálogo entre as referências da cultura brasileira e o discurso musical de Bach na série Bachianas Brasileiras. Em nosso trabalho, analisamos alguns trechos dos 29 movimentos da série Bachianas Brasileiras com o intuito de selecionar os gestos de representação da cultura brasileira e da linguagem de Bach. De modo geral, tentamos não repetir as constatações já elucidadas em outras pesquisas. Na maioria dos casos, nós as citamos para que o leitor possa complementar as informações. Assim sendo, nosso objetivo foi trazer novos elementos que possam somar com as pesquisas anteriores. A título de exemplo, esta tese contribuiu para a identificação de mais duas citações de canções brasileiras nessa série: O canto de Xangô (Bachianas Brasileiras n. 2) e A Casinha Pequenina (Bachianas Brasileiras n. 3). Portanto, a série possui quatro citações de canções brasileiras. Concluímos que essa série está fundamentada num recorte do movimento modernista desenvolvido no Brasil por meio de três vertentes: o futurismo, o desrecalque localista e o movimento antropofágico. O futurismo é observado nos clusters e ruídos; o desrecalque localista é um dos pilares da representação do nacional na série Bachianas Brasileiras; e a antropofagia é o veículo de apropriação e reedição da linguagem de Bach na série Bachianas Brasileiras. Em suma, a nossa visão é de que a série Bachianas Brasileiras é uma obra ousada, pois ela representa a sinergia entre uma cultura primitiva e o representante-mor da cultura musical europeia.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
"Desrecalque localista"
Anthropophagic Movement
Bachianas Brasileiras
Brazilian Modernism
Villa-Lobos
Resumo em inglês
This thesis aims to identify how it is performed the references of Brazilian culture in dialogue with Bach's musical discourse, in the Bachianas Brasileiras series. We conclude that this series is based on a clipping of the modernist movement developed in Brazil, through three strands: futurism, desrecalque localista and the anthropophagic movement. Futurism is observed in clusters and noise. The desrecalque localista is one of the pillars of the representation of the national in the Bachianas Brasileiras series. And anthropophagy is the vehicle for appropriating and re-editing Bach's language in the Bachianas Brasileiras series. In short, our view is that the Bachianas Brasileiras series is a daring work, as it represents the synergy between a primitive culture and the main representative of European musical culture.
 
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Data de Publicação
2023-01-12
 
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