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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-12012023-161938
Documento
Autor
Nome completo
Roberto Cornacchioni Alegre
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Videira Junior, Mario Rodrigues (Presidente)
Fagerlande, Marcelo Moraes Rego
Trilha Neto, Mario Marques
Título em português
Entre notação e improviso: teoria e prática nos partimenti de Giovanni Furno (1750-1837)
Palavras-chave em português
Baixo Contínuo
Contraponto
Giovanni Furno
Improvisação
Partimento
Resumo em português
Este trabalho realiza um estudo sistemático sobre a teoria e a prática dos partimenti napolitanos a partir das fontes relativas à didática de Giovanni Furno (1750-1837). Dessa forma, o primeiro capítulo apresenta uma introdução ao tema, com breve histórico das pesquisas recentes, bem como uma reflexão sobre os possíveis motivos da negligência para com a teoria musical napolitana no século XX e seu redescobrimento em tempos atuais. O segundo capítulo discorre brevemente sobre a biografia de Giovanni Furno e sobre as fontes primárias conhecidas relativas à sua didática. O terceiro capítulo apresenta a primeira tradução para língua portuguesa das regras de partimenti de Furno, discutindo as teorias implícitas em seu texto e em seus partimenti, com base em fontes primárias e secundárias. O quarto capítulo tem por objetivo apresentar uma proposta de realização dos partimenti de Furno, analisando as diversas técnicas e possibilidades de se explorar esse material nos dias de hoje, sempre fundamentando-se em evidências e fontes históricas. Por fim, o quinto capítulo discorre sobre um manuscrito de disposições atribuído a Furno, analisando seu conteúdo a partir de seus pressupostos teóricos, e apresentando os preceitos pedagógicos que fundamentam o modelo de ensino napolitano do contraponto.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Counterpoint
Giovanni Furno
Improvisation
Partimento
Thoroughbass
Resumo em inglês
This work develops a systematic study on theory and practice of the neapolitan partimenti from Giovanni Furnos (1750-1837) didactic sources. Thus, the first chapter introduces the argument with a brief historical view on recent researches, as well as a discussion about the supposed reasons why neapolitan musical theory was neglected by 20th centurys researchers, and its recent redescover. The second chapter briefly describes Giovanni Furnoss biography and presents primary sources which contain information about his didactic. The third chapter contains the Furnos partimenti rules first Brazilian Portuguese translation, discussing his text and partimentis underlying theories, based on primary and secondary sources. The fourth chapters purpose is to show a Furnos partimenti realization proposal, analyzing todays several techniques and studies possibilities offered by this source, always sustained by evidences and historical documents. The fifth chapter ultimately discusses a dispositions manuscript assigned by Furno and analyzes its contents founded on his theoretical principles, pointing out pedagogical precepts which build neapolitan counterpoint learning style.
 
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Data de Publicação
2023-01-12
 
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