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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12012023-150823
Documento
Autor
Nome completo
Nathan Tejada de Podestá
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Berg, Silvia Maria Pires Cabrera (Presidente)
Veiga, Paulo Eduardo de Barros
Colabardini, Júlio César de Melo
Kleber, Magali Oliveira
Sulpicio, Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti
Título em português
Formação musical sob as perspectivas da complexidade: fundamentos para uma análise crítica sobre possibilidades formativas nas sociedades digitais
Palavras-chave em português
Complexidade
Educação
Educação musical
Música
Sociedade da informação
Resumo em português
Esta tese discute a formação musical sob as perspectivas da complexidade em dialogismo com as concepções de Morin (2010, 2011, 2015), Qvortrup (2003, 2006), Jansen (1997), Deleuze (1992) e Lévy (1999), autores principais que embasam esta pesquisa. Tomando como objeto a formação nas sociedades digitais, investigamos como o desenvolvimento das estruturas de comunicação em rede e a popularização do acesso aos dispositivos digitais com conexão à internet projetam, no âmbito das políticas educacionais, instituições de ensino e indivíduos, interesses educacionais diferenciados, que ressignificam as disputas em torno do currículo e da formação escolar. Analisamos como essas transformações levam ao estabelecimento de formas de acessos e exclusões aos conhecimentos musicais e sua capacidade de produção e investigamos caminhos para a elaboração de propostas formativas de música através das perspectivas da complexidade. Ao destacarmos que as tecnologias digitais de informação e comunicação promovem um aumento do acesso à informação, questionamos se esse fato representa aumento das possibilidades de formação ou se as formas sociais de organização em torno das informações levam a uma redução das possibilidades formativas. Para responder a esse questionamento, atualizamos dados de mapeamento da oferta de formação musical e acessos e exclusões à educação musical no Brasil causadas pelas transformações tecnológicas em curso e pelas reformas educacionais implementadas no país. Através de metodologia de pesquisa quantitativa e qualitativa realizamos revisões bibliográficas, análises documentais e coleta e análise de dados sobre Instituições de Ensino Superior com curso de música no Brasil. Nesse processo, mediante a contraposição dos modelos de sociedade do conhecimento (QVORTRUP, 2006; JANSEN, 1997; LÉVY, 1999) e sociedade de controle (DELEUZE, 1992; MORIN, 2010), analisamos aspectos formativos e deformativos das transformações que destacam a necessidade de revisão do conceito de formação para responder os desafios complexos colocados pelas sociedades digitais. Por meio do cruzamento de dados das pesquisas quantitativas e qualitativas, demostramos que o aumento do acesso à informação, quando não vem acompanhado de transformações qualitativas nas formas de aprendizagem, resulta na instauração de uma espiral de simplificações conduzindo a processos não formativos e deformativos, que precisam ser enfrentados, a fim de construir uma visão positiva das sociedades digitais. Essa constatação modifica consideravelmente a compreensão do problema da formação, que passa a ser vista de forma dialética, na relação entre formação e deformação, para culminar na construção de uma ética pedagógica capaz de intervir positivamente na transformação dessa realidade estrutural, através dos processos formativos. De forma mais ampla, destacamos que a teoria da complexidade oferece fundamentos para análise e estruturação dos processos formativos de música, proporcionando o desenvolvimento qualitativo das formas de ensino-aprendizagem, que, por sua vez, favorece a articulação das redes de ensino-aprendizagem musical, a superação dos ciclos de simplificações e o desenvolvimento de competências de autoformação em direção a um estado de complexidade permanente.
Título em inglês
Musical education from the perspectives of complexity: foundations for a critical analysis of educational possibilities in digital societies
Palavras-chave em inglês
Complexity
Education
Information Society
Music
Music Education
Resumo em inglês
This thesis discusses musical training from the perspectives of complexity in dialogism with the conceptions of Morin (2010, 2011, 2015), Qvortrup (2003, 2006), Jansen (1997), Deleuze (1992) and Lévy (1999), the main authors that underpin this research. Taking as object the education in digital societies, we investigate how the development of network communication structures and the popularization of access to digital devices with internet connection project, in the scope of educational policies, educational institutions, and individuals, differentiated educational interests, which resignify the disputes around the curriculum and school education. We analyze how these transformations lead to the establishment of ways of accessing and excluding musical knowledge and its production capacity, and we investigate ways to create educational proposals for music through the perspectives of complexity. By highlighting that digital information and communication technologies promote increased access to information, we question whether this fact represents an increase in training possibilities or whether the social forms of organization around information lead to a reduction in training possibilities. To answer this question, we updated mapping data on the offer of musical training and access and exclusions to music education in Brazil caused by the ongoing technological transformations and the educational reforms implemented in the country. Through quantitative and qualitative research methodology, we carried out bibliographic reviews, document analysis and data collection and analysis on Higher Education Institutions with music courses in Brazil. In this process, by contrasting the knowledge society models (QVORTRUP, 2006; JANSEN, 1997; LÉVY, 1999) and the control society (DELEUZE, 1992; MORIN, 2010), we analyze formative and deformative aspects of the transformations that highlight the need for review of the training concept to respond to the complex challenges posed by digital societies. By crossing data from quantitative and qualitative research, we demonstrate that the increase in access to information, when not accompanied by qualitative transformations in the forms of learning, results in the establishment of a spiral of simplifications leading to non-formative and deformative processes, that need to be addressed in order to build a positive vision of digital societies. This finding considerably modifies the understanding of the training problem, which is now seen dialectically, in the relationship between training and deformation, to culminate in the construction of a pedagogical ethics capable of positively intervening in the transformation of this structural reality, through formative processes. More broadly, we emphasize that the theory of complexity offers foundations for the analysis and structuring of formative processes of music, providing the qualitative development of teaching-learning forms, which, in turn, favors the articulation of musical teaching-learning networks, overcoming simplification cycles and developing self-training skills towards a state of permanent complexity.
 
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Data de Publicação
2023-01-12
 
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