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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-10012023-162440
Documento
Autor
Nome completo
Danilo Martins Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Souza, Susana Cecilia Almeida Igayara de (Presidente)
Duarte, Fernando Lacerda Simões
Rocha, Julio Cesar Moretzsohn
Título em português
As Ave Marias de Villa-Lobos: conjunto da obra e discussão sobre uma possível Ave Maria inédita a partir da análise do manuscrito MVL 1999-21-0005
Palavras-chave em português
Ave Maria
Igreja Católica Romana
Música Sacra
Música vocal brasileira
Villa-Lobos
Resumo em português
Esta dissertação tem por foco as Ave Marias de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Foram utilizadas fontes primárias depositadas no Museu Villa-Lobos (MVL). A dissertação busca contribuir para o estudo e performance das suas obras sacras, a partir do conjunto das Ave Marias conhecidas até o momento. Como objetivos específicos apresenta uma análise das fontes manuscritas e impressas e a hipótese de uma Ave Maria inédita a partir do autógrafo código MVL 1999-21-0005. Através da comparação entre os catálogos e as fontes disponibilizadas pelo Museu Villa-Lobos, foi estabelecido um tabelamento com cada uma das fontes das Ave Marias buscando dirimir dúvidas em relação ao número de obras, títulos e fontes disponíveis (manuscritas e impressas). O primeiro capítulo analisa as Ave Marias como um conjunto. No segundo capítulo foi realizado um estudo do texto literário da Ave Maria (na versão em português e latim) visando a revisão textual de acordo com a oração oficial da Igreja Católica e apontando as incongruências encontradas no texto das composições. O terceiro capítulo detalha as Ave Marias de 1914 e 1938, que possuem grande número de fontes, bem como as duas Ave Marias arranjadas por Villa-Lobos. O quarto capítulo é dedicado a um estudo musicológico do rascunho contido no manuscrito autógrafo MVL 1999-21-0005, lançando a hipótese de que seria a primeira Ave Maria composta por Villa-Lobos, em 1909, descrita nos catálogos como não localizada. No quinto capítulo são apresentadas tabelas organizadas por ano de composição, título, formação, editora e código do MVL, bem como uma tabela de identificação rápida e o índice temático. Como resultados apresentamos esclarecimentos sobre os diversos títulos e datas atribuídas às Ave Marias a partir da discussão das fontes e revisão do texto literário em cada uma das obras. São apresentadas edições práticas a partir da reconstituição do manuscrito autógrafo MVL 1999-21-0005, para voz, violoncelo e teclado (piano, órgão e harmônio). As tabelas, organizadas por diversas entradas, são também resultados que buscam facilitar a consulta. Nos anexos é apresentada uma reunião de todas as fontes utilizadas, de modo a facilitar aos pesquisadores e intérpretes o acesso às fontes impressas e manuscritas. Foram identificadas 11 (onze) composições distintas; 8 (oito) delas compostas em latim e 3 (três) composições em português. Além destas obras, de autoria de Villa-Lobos, identificaram-se 2 (duas) Ave Marias arranjadas pelo compositor sobre obras de Furio Franceschini e Arnaldo Sodoma da Fonseca.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Ave Maria
Brazilian vocal music
Roman Catholic Church
Sacred music
Villa-Lobos
Resumo em inglês
This dissertation focuses upon the Ave Marias of Villa-Lobos (18871959). The data for this project was collected through primary sources from Villa-Lobos Museum (MVL). This work is an attempt to contribute for studies and performances of Villa-Loboss sacred music, based upon the group of heretofore known Ave Marias. The specific purposes are to present an analysis of printed and manuscript sources, as well as to provide a hypothesis of an unpublished Ave Maria based upon the manuscript code MVL 1999-21-0005. The comparison between catalogues and sources offered by MVL provides a table with each of the Ave Marias origins, to settle doubts among the exact number of obtainable works, titles, and sources. The first chapter analyses all the Ave Marias as a unity. In the second chapter, a study of the Ave Maria literary text was realized (on both versions, in Portuguese and in Latin); the study aims a textual revision according to the official version of the Catholic Church; it additionally points out the incongruities found in the texts of the compositions. The third chapter details the compositions of 1914 and 1938, which have a large number of provenances, besides the two Ave Marias arranged by Villa-Lobos. Chapter four is dedicated to a musicology study of the draft found in manuscript MVL 1999-21-0005; the draft supports the hypothesis that it is the first Ave Maria composed by Villa-Lobos, in 1909, which is described in catalogues as not found. In the fifth chapter, the table organized by year of composition, title, music formation, publisher, and catalogue code of MVL is presented, even as a fast identification table and the thematic index. The result is the clarification on the various titles and dates attributed to the Ave Marias, from the discussion of the sources and the review of the literary text in each of the works. Practical editions are presented from the reconstitution of the autograph manuscript MVL 1999-21-0005 for voice, violoncello, and keyboard (piano, organ, and harmonium). The tables, organized by several entries, are also outcomes that seek to facilitate consultation. In the annexes, a collection of all sources used is presented, in order to enable access to printed and handwritten sources. Eleven distinct compositions were identified; eight of them composed in Latin and three compositions in Portuguese. In addition to these works, by Villa-Lobos, another two Ave Marias were identified, arranged by the composer on works by Furio Franceschini and Arnaldo Sodoma da Fonseca.
 
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Data de Publicação
2023-01-10
 
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