• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-09112022-150823
Document
Auteur
Nom complet
Rafael Fajiolli de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de (Président)
Almeida, Anselmo Guerra de
Garcia, Denise Hortência Lopes
Ribeiro, Felipe de Almeida
Valente, Heloísa de Araújo Duarte
Titre en portugais
O local da cultura na música eletroacústica
Mots-clés en portugais
Análise Musical
Composição Musical
Espectromorfologia
Música Eletroacústica
Musicologia Sistemática
Teoria da Cultura
Resumé en portugais
Partindo de uma discussão em torno de uma metodologia para a análise da música eletroacústica, tomamos como princípio norteador as três escutas teorizadas por Michel Chion em A audiovisão: som e imagem no cinema (1991). Desse modo, propomos uma metodologia que tem início na identificação das possíveis fontes sonoras dos materiais (escuta causal), seguida pela descrição das características intrínsecas das sonoridades (escuta reduzida), tal como proposto por Denis Smalley em sua Espectromorfologia. Finalmente, para a análise do nível semântico da escuta - e esta é a principal contribuição desta tese - propomos uma nova configuração da teoria das tópicas musicais para serem aplicadas a esse gênero. A recorrência de certas características na música eletroacústica acaba suscitando a postulação de algumas significações tópicas particulares ao nosso contexto cultural, revelando, com isso, o Local, no sentido proposto por Bhabha. A influência de autores como Stuart Hall, Clifford Geertz, Roy Wagner, Thomas Turino, Homi Bhabha e Coriún Aharonián foi fundamental para nosso trabalho, pois eles postulam uma descentralização da visão da cultura ao reconhecer e valorizar as características particulares das produções culturais de fora dos eixos dominantes no período pós-colonial. Desse modo, podemos entender as redes de trocas culturais entre os grandes centros e os centros periféricos numa sociedade contemporânea, cada vez mais globalizada, onde as diferenças das culturas locais, para além do mero sentido de exotismo, representam não só uma demarcação de território e de identidade, mas principalmente um novo valor de troca. As categorias tópicas propostas por esse trabalho ajudam na identificação desses territórios, revelando atributos que marcam determinadas obras acusmáticas latino-americanas. Essa metodologia foi posta à prova na análise de três obras: Festa!? de Denise Garcia, Dramédia e Pinheirinho , ambas de minha autoria. Tal experiência revelou que a catalogação de tópicas pode auxiliar na interpretação de obras acusmáticas transcontextuais ou intertextuais, isso é, obras com muitas sonoridades externamente referenciadas. Este trabalho também traz um portfólio de obras eletroacústicas autorais, onde apresento como associo tópicas com técnicas sempre com o objetivo de criar ou possibilitar leituras narrativas.
Titre en anglais
The place of culture in electroacoustic music .
Mots-clés en anglais
Culture Theory
Electroacoustic Music
Musical Analysis
Musical composition
Spectromorphology
Systematic Musicology
Resumé en anglais
Starting with a discussion about the analytical methods used on electroacoustic music, we adopted as theoretical guiding principle Michel Chions three listening methods proposed in Audio-Vision: Sound on Screen (1991, Portuguese translation). This way, we propose a methodology that begins with the identification of possible sound sources of the materials (causal listening), followed by the description of the intrinsic characteristics of the sounds (reduced listening), as proposed by the Denis Smalleys spectromorphology. Finally, for the analysis of a semantic listening level and this is the main contribution of this thesis we propose a new configuration of the theory of musical topics for this genre. The reiteration of some characteristics in electroacoustic music leads to the postulation of particular topical meanings, which appear in our cultural context, revealing with it, the Local, in Bhabhas sense. The influence of authors like Stuart Hall, Clifford Geertz, Roy Wagner, Thomas Turino, Homi Bhabha and Coriún Aharonián was essential to our enterprise because they postulate a vision of cultural decentralization, enhancing the value of particular characteristics of cultural productions outside the dominant centers, in the post-colonial period. With this perspective, we may understand the network of cultural exchanges between central and peripheral centers in a contemporary society, increasingly globalized, where the cultural local differences, beyond the mere sense of exoticism, represent not only a territory or identity demarcation but mainly a new exchange value. The topical categories proposed by this research help the identification of these territories, and reveal some attributes that mark certain Latin-American acousmatic works. This methodology was tested through the analysis of three works: Denise Garcias Festa!? , plus Dramédia and Pinheirinho of my own authorship. This experience revealed that a topical taxonomy can help the transcontextual and intertextual interpretation of acousmatic works, what means, works that employ sounds with external references. This thesis brings also a portfolio of electroacoustic works of its author, which illustrates the association of topics and techniques, always with the purpose of create or allow narrative readings.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-11-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.