• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-09112022-125057
Document
Auteur
Nom complet
Guilherme Magalhães Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Videira Junior, Mario Rodrigues (Président)
Cruz, Raimundo Jose Barros
Lucas, Monica Isabel
Tomás, Lia Vera
Zangheri, Glaucio Adriano
Titre en portugais
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven
Mots-clés en portugais
Beethoven; Ludwig van
Estética Musical
Marx; Adolf Bernhard
Schiller; Friedrich
Sinfonia Eroica
Sublime
Trágico
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo investigar a hipótese de que a Sinfonia Nº 3, Eroica, op. 55 , do compositor Ludwig van Beethoven (17701827) foi interpretada como uma manifestação sonora da experiência do sublime, tal como foi teorizada pelo poeta e pensador alemão Friedrich Schiller (1759-1805) que deslocou esta experiência para o âmbito da arte ao relacioná-la com o fenômeno trágico. Neste contexto, a pesquisa buscará demonstrar que o programa extramusical criado por Adolf Bernhard Marx (1795-1866) para a Terceira Sinfonia em sua biografia de Beethoven é um documento que representa a recepção da Sinfonia Eroica como uma manifestação do sublime. Para realizar tal investigação, no primeiro capítulo serão apresentados de forma introdutória os principais conceitos filosóficos de Immanuel Kant (1724-1804) necessários para a compreensão da experiência do sublime. No segundo capítulo, será apresentada a reflexão realizada por Schiller sobre o sublime, assim como a relação que o autor estabelece entre o sublime e o trágico. Já o terceiro capítulo tem como objetivo contextualizar e problematizar historicamente as forças internas e externas que deram origem ao que ficou conhecido como fase intermediária de Beethoven. Finalmente, no quarto e último capítulo será apresentado o programa criado por A. B. Marx para a Sinfonia Eroica de Beethoven, mais especificamente, o programa do primeiro movimento. Nas considerações finais, serão apresentados os pontos mais relevantes dos capítulos anteriores e como eles se relacionam com a hipótese colocada de que a Sinfonia Eroica foi interpretada como uma manifestação sonora da experiência do sublime, de acordo com as investigações filosóficas de Schiller.
Titre en anglais
The sublime and the tragic in Beethovens Eroica Symphony
Mots-clés en anglais
Beethoven; Ludwig van
Eroica Symphony
Marx; Adolf Bernhard
Musical Aesthetics
Schiller; Friedrich
Sublime
Tragic
Resumé en anglais
This thesis aims to investigate the hypothesis that the Third Symphony , Eroica , op. 55, by composer Ludwig van Beethoven (1770-1827) was interpreted as a sonorous manifestation of the experience of the sublime, as theorized by the German poet and thinker Friedrich Schiller (1759-1805), who transferred this experience to the realm of the arts by relating it to the tragic phenomenon. Within this context, the research aims to demonstrate that the extramusical program created by Adolf Bernhard Marx (1795-1866) for the Third Symphony in his biography of Beethoven suggests that the Eroica Symphony was, in fact, received as a manifestation of the sublime, as theorized by Schiller. The first chapter presents an introduction to the main philosophical concepts of Immanuel Kant (1724-1804) needed to understand the experience of the sublime. The second chapter discusses Schillers reflections about the sublime, as well as how the relation the author establishes between the sublime and the tragic. Chapter 3 aims to historically contextualize and interrogate the internal and external forces that gave rise to what became known as Beethovens middle period . Finally, the fourth and final chapter discusses the program created by A. B. Marx for Beethovens Eroica Symphony , more specifically for its first movement. The conclusion recaps the most relevant points of the previous chapters, discussing their relation to the proposed hypothesis, that the Eroica Symphony was interpreted as a sonorous manifestation of the experience of the sublime, according to Schillers philosophical investigations.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-11-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.