• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-09112022-125057
Documento
Autor
Nombre completo
Guilherme Magalhães Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Videira Junior, Mario Rodrigues (Presidente)
Cruz, Raimundo Jose Barros
Lucas, Monica Isabel
Tomás, Lia Vera
Zangheri, Glaucio Adriano
Título en portugués
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven
Palabras clave en portugués
Beethoven; Ludwig van
Estética Musical
Marx; Adolf Bernhard
Schiller; Friedrich
Sinfonia Eroica
Sublime
Trágico
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivo investigar a hipótese de que a Sinfonia Nº 3, Eroica, op. 55 , do compositor Ludwig van Beethoven (17701827) foi interpretada como uma manifestação sonora da experiência do sublime, tal como foi teorizada pelo poeta e pensador alemão Friedrich Schiller (1759-1805) que deslocou esta experiência para o âmbito da arte ao relacioná-la com o fenômeno trágico. Neste contexto, a pesquisa buscará demonstrar que o programa extramusical criado por Adolf Bernhard Marx (1795-1866) para a Terceira Sinfonia em sua biografia de Beethoven é um documento que representa a recepção da Sinfonia Eroica como uma manifestação do sublime. Para realizar tal investigação, no primeiro capítulo serão apresentados de forma introdutória os principais conceitos filosóficos de Immanuel Kant (1724-1804) necessários para a compreensão da experiência do sublime. No segundo capítulo, será apresentada a reflexão realizada por Schiller sobre o sublime, assim como a relação que o autor estabelece entre o sublime e o trágico. Já o terceiro capítulo tem como objetivo contextualizar e problematizar historicamente as forças internas e externas que deram origem ao que ficou conhecido como fase intermediária de Beethoven. Finalmente, no quarto e último capítulo será apresentado o programa criado por A. B. Marx para a Sinfonia Eroica de Beethoven, mais especificamente, o programa do primeiro movimento. Nas considerações finais, serão apresentados os pontos mais relevantes dos capítulos anteriores e como eles se relacionam com a hipótese colocada de que a Sinfonia Eroica foi interpretada como uma manifestação sonora da experiência do sublime, de acordo com as investigações filosóficas de Schiller.
Título en inglés
The sublime and the tragic in Beethovens Eroica Symphony
Palabras clave en inglés
Beethoven; Ludwig van
Eroica Symphony
Marx; Adolf Bernhard
Musical Aesthetics
Schiller; Friedrich
Sublime
Tragic
Resumen en inglés
This thesis aims to investigate the hypothesis that the Third Symphony , Eroica , op. 55, by composer Ludwig van Beethoven (1770-1827) was interpreted as a sonorous manifestation of the experience of the sublime, as theorized by the German poet and thinker Friedrich Schiller (1759-1805), who transferred this experience to the realm of the arts by relating it to the tragic phenomenon. Within this context, the research aims to demonstrate that the extramusical program created by Adolf Bernhard Marx (1795-1866) for the Third Symphony in his biography of Beethoven suggests that the Eroica Symphony was, in fact, received as a manifestation of the sublime, as theorized by Schiller. The first chapter presents an introduction to the main philosophical concepts of Immanuel Kant (1724-1804) needed to understand the experience of the sublime. The second chapter discusses Schillers reflections about the sublime, as well as how the relation the author establishes between the sublime and the tragic. Chapter 3 aims to historically contextualize and interrogate the internal and external forces that gave rise to what became known as Beethovens middle period . Finally, the fourth and final chapter discusses the program created by A. B. Marx for Beethovens Eroica Symphony , more specifically for its first movement. The conclusion recaps the most relevant points of the previous chapters, discussing their relation to the proposed hypothesis, that the Eroica Symphony was interpreted as a sonorous manifestation of the experience of the sublime, according to Schillers philosophical investigations.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-11-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.