• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-06062022-150021
Documento
Autor
Nombre completo
Felipe Defensor Martins
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia (Presidente)
Canellas, Ciro Paulo Visconti
Silva, Lutero Rodrigues da
Título en portugués
Forma e relações de revisão no primeiro movimento da sinfonia nº 2 de M. C. Guarnieri
Palabras clave en portugués
Camargo Guarnieri
Forma musical
Neoclassicismo
Relações de revisão
Resumen en portugués
Esta dissertação consiste em uma análise do primeiro movimento da Sinfonia nº2 de M. C. Guarnieri a partir da conjugação de duas correntes da nova Formenlehre - a teoria das funções formais de W. E. Caplin (1998, 2013) e a Teoria da Sonata de J. Hepokoski e W. Darcy (2006) com o método analítico utilizado por Straus (1990) em Remaking the Past. A sonata tipo 3 foi o tipo formal de referência para a análise. Essa estrutura é apropriada por Guarnieri de maneira pós-tonal, por vezes se utilizando das estratégias de revisão musicais elaboradas por Straus (1990). Os elementos musicais da peça se relacionam por uma densa trama de conexões melódico-motívicas, que foi explicitada durante a Parte II de forma pormenorizada. As diversas projeções em diferentes níveis da estrutura musical (elaborações) das classes de intervalo 1 e 5 têm um papel proeminente nessa trama. Nessas elaborações, a relação revisionária de centralização é frequentemente aplicada sobre a classe de intervalo 1, assim como a relação revisionária de marginalização sobre a classe de intervalo 5, o que sugere um vínculo da peça com a tradição similar àqueles observados por Straus em seu estudo. Também foi observado que o aspecto rotacional da sonata é explorado de maneira peculiar por Guarnieri. Ao final da análise de cada tema ou seção foi elaborado um breve comentário analítico indicando possibilidades interpretativas consonantes com a segunda etapa do método da Teoria da Sonata, a da interpretação hermenêutica.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Camargo Guarnieri
Musical form
Neoclassicism
Revisionary ratios
Resumen en inglés
This dissertation analyses the first movement of the Symphony nº 2 by M. C. Guarnieri by combining two trends from the new Formenlehre - W. E. Caplin's (1998, 2013) theory of formal functions and J. Hepokoski's and W. Darcy's (2006) Sonata Theory - with the analytical method employed by Straus (1990) in Remaking the Past (1990). The Sonata Type 3 was the referential formal type for the analysis. That structure is appropriated by Guarnieri in a post-tonal manner, making use, at times, of the musical revisionary ratios developed by Straus (1990). The work's musical elements are connected by a dense mesh of melodic-motivic relations, which was described in detailed fashion in Part II. The numerous projections (composing-out) of the pitch-classes 1 and 5 in different levels of the musical structure play a prominent role in that relational mesh. In those elaborations pitch-class 1 frequently undergoes the centralization revisionary ratio, while pitch-class 5 goes through the marginalization ratio. We also observed that the rotational aspect of the sonata is explored in a peculiar way by Guarnieri. After the analysis of each theme or section is a brief analytical commentary indicating hermeneutic interpretive possibilities, in line with the second stage of the Sonata Theory analytical method.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-06-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.