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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-06062022-150021
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Defensor Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia (Presidente)
Canellas, Ciro Paulo Visconti
Silva, Lutero Rodrigues da
Título em português
Forma e relações de revisão no primeiro movimento da sinfonia nº 2 de M. C. Guarnieri
Palavras-chave em português
Camargo Guarnieri
Forma musical
Neoclassicismo
Relações de revisão
Resumo em português
Esta dissertação consiste em uma análise do primeiro movimento da Sinfonia nº2 de M. C. Guarnieri a partir da conjugação de duas correntes da nova Formenlehre - a teoria das funções formais de W. E. Caplin (1998, 2013) e a Teoria da Sonata de J. Hepokoski e W. Darcy (2006) com o método analítico utilizado por Straus (1990) em Remaking the Past. A sonata tipo 3 foi o tipo formal de referência para a análise. Essa estrutura é apropriada por Guarnieri de maneira pós-tonal, por vezes se utilizando das estratégias de revisão musicais elaboradas por Straus (1990). Os elementos musicais da peça se relacionam por uma densa trama de conexões melódico-motívicas, que foi explicitada durante a Parte II de forma pormenorizada. As diversas projeções em diferentes níveis da estrutura musical (elaborações) das classes de intervalo 1 e 5 têm um papel proeminente nessa trama. Nessas elaborações, a relação revisionária de centralização é frequentemente aplicada sobre a classe de intervalo 1, assim como a relação revisionária de marginalização sobre a classe de intervalo 5, o que sugere um vínculo da peça com a tradição similar àqueles observados por Straus em seu estudo. Também foi observado que o aspecto rotacional da sonata é explorado de maneira peculiar por Guarnieri. Ao final da análise de cada tema ou seção foi elaborado um breve comentário analítico indicando possibilidades interpretativas consonantes com a segunda etapa do método da Teoria da Sonata, a da interpretação hermenêutica.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Camargo Guarnieri
Musical form
Neoclassicism
Revisionary ratios
Resumo em inglês
This dissertation analyses the first movement of the Symphony nº 2 by M. C. Guarnieri by combining two trends from the new Formenlehre - W. E. Caplin's (1998, 2013) theory of formal functions and J. Hepokoski's and W. Darcy's (2006) Sonata Theory - with the analytical method employed by Straus (1990) in Remaking the Past (1990). The Sonata Type 3 was the referential formal type for the analysis. That structure is appropriated by Guarnieri in a post-tonal manner, making use, at times, of the musical revisionary ratios developed by Straus (1990). The work's musical elements are connected by a dense mesh of melodic-motivic relations, which was described in detailed fashion in Part II. The numerous projections (composing-out) of the pitch-classes 1 and 5 in different levels of the musical structure play a prominent role in that relational mesh. In those elaborations pitch-class 1 frequently undergoes the centralization revisionary ratio, while pitch-class 5 goes through the marginalization ratio. We also observed that the rotational aspect of the sonata is explored in a peculiar way by Guarnieri. After the analysis of each theme or section is a brief analytical commentary indicating hermeneutic interpretive possibilities, in line with the second stage of the Sonata Theory analytical method.
 
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Data de Publicação
2022-06-06
 
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