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Tese de Doutorado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Ary Fábio Giordani Daniel
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Salles, Pedro Paulo (Presidente)
Budasz, Rogerio
Correa, Joana Ramalho Ortigão
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Pinto, Tiago de Oliveira
Título em português
Fandango Caiçara nos tempos da comunicação instantânea: Musicologia política ou etnografia do estado da arte?
Palavras-chave em português
Agenciamento caiçara
Fandango caiçara
Luteria caiçara
Pulsão de vida
Socialidade caiçara
Resumo em português
A tese discute as alterações paradigmáticas que incidem no modo de fazer o fandango caiçara na contemporaneidade refletindo sobre a pulsão de vida e de mundo que move os múltiplos agenciamentos de atores culturais no litoral caiçara. Contempla também os diálogos interétnicos, intergeracionais e interinstitucionais que historicamente fortalecem aspectos macro e micropolíticos inerentes ao fandango e, a partir da consolidação de políticas públicas para as culturas populares e do advento da comunicação instantânea, tomam assento nos modelos culturais e artísticos de que se valem os fandangueiros para manter suas práticas poético-musicais, organológicas e de sociabilidade. Articulamos participativamente nosso engajamento ativo a partir de conceitos musicológicos, etnográficos, cognitivos, filosóficos e performáticos, aproximando-nos ainda da ontologia corpuscular e das humanidades digitais para melhor compreender a alteridade caiçara e suas estratégias de resistência e insurreição frente à distópica conjuntura sociopolítica experimentada globalmente neste recorte sincrônico, lapso temporal dito hipermodernidade.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Caiçara agency
Caiçara lutherie
Caiçara sociality
Fandango caiçara
Pulses of life
Resumo em inglês
This thesis discusses the paradigmatic changes that affect how fandango caiçara is done in contemporary times, reflecting on life and world pulses that move the multiple assemblages of cultural actors in the caiçara coast. It further contemplates the interethnic, intergenerational and interinstitutional dialogues that historically strengthen macro and micropolitics inherent in fandango, and, from the consolidation of public policies for popular cultures and the advent of instantaneous communication, are based on the cultural and artistic models used by fandangueiros to maintain their poetic-musical, organological and sociability practices. We collectively articulated our activist commitment from musicological, ethnographic, cognitive, philosophical and performatic concepts, yet approaching corpuscular ontology and digital humanities in order to better understand the otherness of caiçara and its strategies of resistance and insurrection in the face of the dystopian sociopolitical conjuncture globally experienced in this synchronic cut-off, temporal lapse called hypermodernity.
 
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Data de Publicação
2019-09-05
 
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